Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas mais perto de criar super vacina contra todos os coronavírus

E a constipação comum!

Cientistas mais perto de criar super vacina contra todos os coronavírus
Notícias ao Minuto

07:45 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um grupo de investigadores do Francis Crick Institute, no Reino Unido, anunciou um 'avanço promissor' na criação de uma possível vacina universal contra o 'pan-coronavírus', que poderá prevenir todos os tipos de Covid-19, mutações e constipações, segundo um estudo publicado na revista Science Translational Medicine.

A equipa de investigação britânica investigou se os anticorpos que visam a 'subunidade S2' da proteína 'spike' (espigão) do vírus Sars-CoV-2 também neutralizam outros coronavírus, como o HCoV-OC43, relativo às "constipações comuns", a estirpe original, a mutação D614G, as variantes Alpha, Beta, Delta e Ómicron e dois coronavírus de morcegos. "A área S2 da proteína spike é um alvo promissor para uma potencial vacina pan-coronavírus", pois "está menos sujeita a mutações, pelo que uma vacina destinada a esta área deve ser mais robusta", explica Kevin Ng, um dos autores do estudo, citado em comunicado. 

Depois de vacinarem ratos com o vírus, concluíram que os ratos desenvolveram anticorpos capazes de neutralizar diversos coronavírus com origem em animais e humanos. 

Apesar dos resultados promissores, os autores do estudo continuam a testar anticorpos S2 contra diferentes vírus. Pretendem também perceber como é que esta descoberta pode ser integrada com as vacinas já licenciadas.  "A expetativa é  que esta eventual vacina "possa oferecer alguma proteção contra todos os coronavírus atuais, bem como futuros", diz George Kassiotis, outro dos membros da investigação. Por enquanto, "há muita investigação a fazer".

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. Alerta prolongado até 31 de agosto, uso de máscara mantém-se

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório