Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Queima-se mais calorias nos dias de calor? Leia o que dizem especialistas

A resposta pode não ser tão óbvia como parece.

Queima-se mais calorias nos dias de calor? Leia o que dizem especialistas
Notícias ao Minuto

19:30 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício

Sim... é provável que queime mais calorias quando os dias estão mais quentes, especialmente quando se compara com dias de temperaturas amenas. Quem o diz é a revista Woman&Home que consultou diferentes especialistas para perceber como é que isto acontece. 

Perdem-se mais calorias porque ao fazer exercício, com calor, o corpo utiliza todos os mecanismos possíveis, como a transpiração, para se conseguir manter fresco, explica à revista Tom Opper, 'personal trainer' e fundador da Top Fitness UK. Como este esforço mais acentuado requer energia é possível que se queime um pouco mais de calorias.

O especialista também afirma que até pode queimar mais calorias, no entanto, o "aumento do seu gasto calórico é relativamente mínimo", por isso, não deve ser um fator com muito peso na sua decisão de fazer treinos no exterior ou interior, quando está calor. 

Leia Também: Cuidados a ter durante uma sessão de exercício ao ar livre e com calor

Além disto, existem vários fatores, relacionados com fazer exercício no exterior, que o impedem de fazer o melhor treino possível, especialmente, se não estiver habituado. Por exemplo, terá que apostar num ritmo mais lento, para o corpo se adaptar, por isso, em vez de correr é melhor fazer outro exercício cardio para conseguir bons resultados. 

Também é provável que não perca peso miraculosamente ao fazer exercício quando está calor. Quem o diz é uma equipa de investigadores que afirma que todo o peso que se perde, depois de um treino, é peso de água e não gordura real. A revista realça também que, como o corpo se vai adaptando aos climas, é provável que a meio do treino já não esteja a queimar mais calorias do que antes. 

Existem alguns benefícios em fazer treinos no exterior, no entanto, se começar a sentir sintomas como cansaço extremo, tonturas, ou ficar desorientado ou enjoado, deve parar, procurar um lugar fresco para descansar e beber água. 

Leia Também: Fazer exercício não resulta sem uma dieta equilibrada, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório