Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Atenção, pais! Estas crianças estão em (sério) risco de hipertensão

E o número de casos tem tendência a aumentar.

Atenção, pais! Estas crianças estão em (sério) risco de hipertensão
Notícias ao Minuto

17:00 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um estilo de vida sedentário não tem apenas consequências negativas na saúde dos adultos. Um novo estudo sugere que crianças sedentárias, a partir dos seis anos, estão em risco de padecer de pressão arterial elevada.

Depois de analisarem crianças e jovens hipertensos, entre os seis e os 16 anos, espalhados por diferentes países da Europa, os investigadores descobriram que a falta de atividade física, uma alimentação rica em açúcar e sal, e excesso de peso são as causas mais comuns de pressão arterial alta entre estas faixas etárias.

Para contrariar esta tendência, os cientistas explicam que é essencial que toda a família se empenhe na adoção de hábitos saudáveis. "Muitas vezes, a pressão arterial alta ou a obesidade afetam diferentes pessoas na mesma família. Mas mesmo quando esse não é o caso, é desejável que as mudanças no estilo de vida envolvam todos" para motivar os mais novos, considera o principal autor do estudo, o professor Giovanni de Simone da Universidade de Nápoles Federico II, em comunicado.

Leia Também: Crianças que crescem perto da natureza têm vantagem em relação às outras

O mesmo estudo recomenda a prática de desporto, o consumo de vegetais, frutas e outros alimentos ricos em fibra, assim como a redução da ingestão de sal, bebidas com adição de açúcar e gorduras saturadas. Os pais podem ainda estipular limites de tempo para atividades como ver televisão. 

Os investigadores chamam também a atenção para a importância do diagnóstico precoce, de modo a que o tratamento seja menos invasivo.

Leia Também: Chocolate reduz (mesmo) a pressão arterial alta, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório