Existem diferentes fatores que podem provocar dores de cabeça, por exemplo, desidratação, cansaço ou stress, mas quando começam a ser frequentes e mais agressivas é necessário saber o que realmente as está a causar. O mais provável é que não se trate de nada muito sério, no entanto, existem alguns casos que podem ser um sintoma de algo mais grave, como um tumor.
A Patient - plataforma especializada em saúde - falou com especialistas para perceber quando é que as dores de cabeça podem ser sinal de um tumor, algo extremamente raro.
Para que uma dor de cabeça seja um dos principais sintomas de tumor cerebral, é necessário que se trate de uma massa muito grande, diz a neuro-oncologista Alyx Porter, MD, professor associado de neurologia da Mayo Clinic em Phoenix.
Leia Também: Os alimentos que fazem bem ao cérebro (e à memória)
“O crânio é um espaço fixo [que não aumenta] e só permite o cérebro, o líquido espinhal e o sangue”, explica. Além disto, o cérebro não deteta dor, por isso, para sentir algo seria necessário ter uma massa de tamanho considerável no cérebro para fazer pressão nos nervos dos vasos sanguíneos.
Tendo tudo isto em conta uma dor de cabeça é, raramente, o primeiro e único sintoma de um tumor cerebral. É mais provável que se tenha outros sintomas como convulsões, mudanças na visão, fraqueza em apenas um lado do corpo, fala arrastada, entre outros, dizem os especialistas. Por isso, ia saber que algo não está bem, antes das dores de cabeça começarem.
Segundo outro especialista, não existe uma característica específica que distinga uma dor de cabeça, provocada com um tumor cerebral, e uma dor de cabeça "normal". Mas, no geral, é possível comparar a sua intensidade à das enxaquecas e, nestes casos, como são causadas pelo excesso de pressão no cérebro podem ser provocadas por pequenas coisas como espirros ou gargalhadas.
As dores de cabeça causadas por um tumor cerebral, geralmente, não acontecem durante o dia e podem acordá-lo durante a noite ou muito cedo. No entanto, só por si só não seria o sinal mais preocupante, apenas quando sintomas neurológicos se juntam à dor de cabeça é que há motivos para preocupações.
Só precisa mesmo de ir ao médico se, sem causa aparente, as suas dores de cabeça se tornarem agonizantes ou acontecem ao mesmo tempo que outros sintomas como vómitos, dores no pescoço, febre alta, dificuldade em falar, confusão ou fraqueza.
Leia Também: Doenças neuromusculares: Qual a relação com o cérebro?