Cinco dicas essenciais para aliviar a dor depois de uma picada de abelha

Tome nota!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/07/2022 14:00 ‧ 20/07/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

É normal que nos meses que seguem a primavera, e até ao início do outono, veja mais abelhas no ar e também é provável que seja nesta altura do ano que é mais picado por este inseto. Infelizmente, é algo muito comum, mas que exige alguns cuidados essenciais, principalmente, para quem tem alergias. 

A revista Self - especializada em 'lifestyle' - falou com alguns especialistas para explicar passo a passo tudo o que pode e deve fazer quando é picado por uma abelha. 

Antes de tentar atenuar a dor a primeira coisa que tem de fazer é remover o ferrão corretamente - se não tiver um é provável que tenha sido picado por uma vespa ou outro inseto. O ferrão tem de ser removido imediatamente porque a maior parte do veneno é libertada nos primeiros três segundos. 

É importante não espremer o ferrão, só vai piorar o cenário e empurrar ainda mais o veneno, a recomendação é que use algo com uma ponta ideal para raspar o ferrão. A melhor ferramenta é um cartão de crédito, que pode usar "num ângulo de 45º, em relação à superfície da pele, para raspar a picada". Se não tiver um à mão pode usar a parte de trás da unha. 

Leia Também: Alergias que não passam? Cuidados a ter para aliviar os sintomas no verão

Depois disto pode fazer diferentes coisas para aliviar as dores e reduzir inflamação e inchaço no local da picada. Deve começar por lavar, com calma, área da picada com água e sabão, isto pode ajudar a reduzir o risco de infeção. 

A seguir os especialistas recomendem que coloque gelo na área, sempre embrulhado em alguma coisa como uma toalha para não irritar a pele, vai atenuar a dor e o inchaço. Pode fazer isto durante 30 a 60 minutos, afastando o gelo da pele de 10 em 10 minutos. Também pode aplicar um pouco de creme de hidrocortisona, vendido sem receita, até três vezes por dia para reduzir a inflamação e a comichão, dizem os especialistas. 

Para aliviar a dor pode ainda comprar alguns medicamentos, existem muitas opções de venda livre, que combatam a inflamação e a dor como o 'ibuprofeno', quem não o poder tomar deve ter em casa o paracetamol, eficiente no alívio da dor. 

Se a reação se tornar mais grave e espalhar deve ir ao médico para ser devidamente acompanhado e medicado.

Leia Também: Alergia a gatos? Aprenda a livrar-se dos sintomas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas