Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Aprenda a facilitar a sua vida tornando a casa mais funcional!

Muitas vezes conformamo-nos com a realidade que conhecemos - seja por força do hábito, seja por falta de força para agir - deixando escapar oportunidades de mudar para melhor. Há simples alterações decorativas que podemos fazer em casa com a capacidade de facilitar (muito) a nossa vida, poupando-nos a vários níveis. Adira a uma vida mais prática ao tornar a sua casa mais funcional. Explicamos-lhe tudo.

Aprenda a facilitar a sua vida tornando a casa mais funcional!
Notícias ao Minuto

09:50 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Quanto lhe pesa a vida que leva? Quão cansando chega a casa ao final de mais um dia de trabalho, provavelmente sem motivação alguma para ainda se dedicar a lides domésticas? Nunca encontra nada do que precisa à primeira lá em casa e já perdeu a conta ao número de vezes que quem consigo partilha o espaço - se for o caso - lhe pergunta onde está este ou aquele objeto? Não raras vezes despende de quase um fim de semana inteiro a fazer limpezas, nomeadamente a arrastar móveis, e arrancando a semana ainda mais exausto do que quando terminara a anterior?

Devido à rotina agitada que molda os dias da grande maioria, arriscamos dizer que se identificará com as questões colocadas acima. É certo que talvez não tenhamos soluções para todos os problemas levantados, mas as boas notícias é que temos algumas. É possível tornar o seu quotidiano (pelo menos) um pouco mais leve ao investir numa casa mais funcional e a hôma - Happy Home Living dispõe das ferramentas de que necessita para ser bem sucedido nessa missão. 

Casa funcional: O que é isso?

Tal como o nome de certa forma deixa adivinhar, casa funcional é uma casa em que tudo o que dela faz parte desempenha uma função, tem uma utilidade, e está em determinado lugar por algum motivo.

O grande desígnio de uma casa funcional é facilitar a vida de quem nela habita, aliando componente estética e componente prática: economiza espaço, tempo e... paciência - até porque na hora de limpar tudo é mais simples -, além de em nada minimizar o potencial criativo da decoração.

Mixn' modul - Vai ficar fã!

Agora que já descodificámos o conceito, vamos a exemplos palpáveis do que poderá fazer para que a sua casa assuma uma vertente mais funcional. Comecemos pelo hall de entrada. Até que ponto tem essa área bem aproveitada? Seja amplo ou nem por isso, pode (e deve) ser um espaço capitalizado para alguma arrumação - e organização também.

Notícias ao Minuto © hôma  

Há mobiliário assente na ideia de sistemas modulares, permitindo várias configurações (pode acrescentar ou retirar elementos em conformidade com as necessidades ou com o espaço disponível), que pode ser ideal para esse fim. De resto, a polivalência garantida por móveis mixn' modul é uma mais-valia que será muito bem-vinda não só na composição decorativa do hall de entrada como na de qualquer outra divisão de uma casa funcional. Notícias ao Minuto © hôma  

Ter onde pendurar casacos quando chega da rua é também fundamental na entrada de uma habitação, papel que pode ser desempenhado por um cabide de pé ou por um leve roupeiro aberto - evitando ter de acumular roupa nas costas de uma cadeira.

Notícias ao Minuto © hôma  

Uma sapateira poderá ainda ser uma boa aliada na entrada escusando assim de sujar o chão até ao compartimento onde costuma guardar o calçado (ou de tê-lo acumulado à porta de casa).

Notícias ao Minuto © hôma  

Por fim, muito importante no hall: um chaveiro no qual possa colocar as chaves, desta forma saberá sempre onde estão poupando alguns cabelos brancos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Móvel meu, diz-me quantas valências tens

Outra zona da habitação que quase nunca é considerada para arrumação é o vão de escadas, isto se a sua casa tiver mais do que um andar, claro. Mais uma vez, uma gama de mobiliário modular, em que pode optar por incluir (ou não) gavetas e portas e jogar com a altura disponível, pode ser o recurso perfeito. Para lá do lado útil, dará ainda um toque de modernidade à casa. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Móveis com rodinhas na cozinha, na sala ou até no quarto prometem também facilitar muito o dia a dia de qualquer família. O mobiliário da casa deve ser leve, por forma a poder ser movido e manipulado com ligeireza, e, se possível, ter uma estrutura multifuncional, cumprindo mais do que uma finalidade: seja uma estante de livros que acolha um computador ou até um televisor, seja um sofá que sirva de cama, uma cama com arrumação por baixo, um puff também com arrumação, um banco baú, ou mesas extensíveis que se ajustam consoante o que for precisando.

Paredes e outros aliados (de que pode abusar)

Tire ainda máximo proveito das paredes para não sobrecarregar tanto o chão e/ou os móveis e assim conquistar espaço. Prateleiras nunca serão demais, abuse. Caixas (muitas caixas) e cestos dispostos pela casa serão igualmente um bom auxílio - impedindo que tenha os mais variados objetos espalhados -, bem como organizadores de roupa ou de maquilhagem. Em matéria de casa de banho, conte também com a ajuda de acrílicos de WC, designadamente de parede.

Notícias ao Minuto © hôma  

Aderir aos preceitos de uma casa mais funcional é sinónimo de incrementar a qualidade de vida, tendo conforto garantido, e em simultâneo lucrar a nível estético. Já tem as propostas teóricas do seu lado, soluções mais concretas, já sabe, encontra-as nas lojas hôma- Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório