Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Quatro efeitos negativos do consumo excessivo de sal

Está na hora de cortar no sal!

Quatro efeitos negativos do consumo excessivo de sal
Notícias ao Minuto

17:03 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O consumo excessivo de sal é, desde sempre, associado a diferentes problemas de saúde como hipertensão arterial. Para piorar o cenário, hoje em dia, segundo a The British Heart Foundation, as pessoas consomem "níveis de sal muito mais altos do que imaginam". 

Citada pelo Daily Record, a instituição pede que se apliquem, urgentemente, novas regras e taxas que limitem o teor de sal nos alimentos. Algo que "poderá salvar vidas". 

A realidade é que o corpo precisa de sal para sobreviver, no entanto, o serviço de saúde britânico (NHS - National Health Service), no Reino Unido, recomenda que os adultos não consumam mais de 6g de sal por dia (2,4g de sódio) ou uma colher de chá.

Controlar as quantidades de sal pode ser difícil porque existem muitos alimentos processados com sal 'escondido' como pão, molhos, sopas, cereais, bacon e fiambre.

Leia Também: Colesterol elevado. Estar atento a estes sintomas pode salvar-lhe a vida

Tendo tudo isto em conta, é importante saber quais são as consequências que o corpo pode sofrer graças ao consumo excessivo de sal e o Daily Record criou uma pequena lista que inclui, por exemplo, retenção de líquidos. Trata-se de uma condição que faz as pessoas sentirem-se inchadas, após uma refeição, e que está relacionada com os elevados níveis de sódio que alteram a forma como regulamos os fluídos corporais. 

O consumo excessivo de sal também pode provocar hipertensão arterial - uma das consequências mais conhecidas. Problema que pode acabar por provocar diferentes doenças cardíacas, nomeadamente, enfarte do miocárdio - que segundo especialistas pode ser evitado reduzindo a quantidade de sal consumida. 

Cancro no estômago também pode ser uma consequência, já que se acredita que o sal influencia o desenvolvimento de uma infeção bacteriana, chamada 'H.pylori', que pode danificar o estômago e provocar cancro. "Verificou-se que a ingestão elevada de sal piora esses efeitos", explica o meio de comunicação. 

Existem diferentes fatores de risco associado com a osteoporose e o consumo excessivo de sal é um deles. Investigadores confirmaram que este hábito pode aumentar a excreção urinária de cálcio, diminuindo os níveis desta vitamina essencial para a saúde dos ossos.

Leia Também: Três mudanças na alimentação ideais para reduzir os níveis de colesterol

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório