Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Três mudanças na alimentação ideais para reduzir os níveis de colesterol

São recomendações da plataforma online Healthy Food Guide.

Três mudanças na alimentação ideais para reduzir os níveis de colesterol
Notícias ao Minuto

21:00 - 03/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Os níveis de colesterol altos podem levar a diferentes doenças cardiovasculares. Normalmente, quem sofre deste problema é acompanhado e medicado por um médico para se manter saudável, no entanto, o Healthy Food Guide, criou uma lista de três técnicas que vão ajudar a reduzir o colesterol naturalmente. 

Primeiro é essencial procurar alimentos com valores elevados de esteróis vegetais - compostos naturais que se encontram em diferentes alimentos vegetais. "Trabalham para melhorar o seu nível de colesterol, bloqueando a sua absorção", aliás alguns estudos confirmaram que basta consumir duas gramas de esteróis vegetais por dia para conseguir reduzir, até 10%, os níveis de colesterol. É necessário procurar alimentos fortificados como leite e cereais de pequeno-almoço. 

Aumentar o consumo de fibra também é essencial. Faz bem ao estômago, mas também é "um componente 'chave' de uma dieta saudável para o coração". A fibra solúvel, em particular, ajuda a melhorar a saúde cardiovascular já que reduz a absorção de colesterol. Comer mais alimentos como lentilhas, grão-de-bico, maçã, pera ou laranjas pode ser uma boa ideia. Além disto, foi comprovado que comer aveia, em flocos, regularmente, pode reduzir os níveis de colesterol até 7%. 

O Healthy Food Guide termina esta pequena lista realçando que gorduras saudáveis são uma boa adição a qualquer dieta. "Embora seja importante reduzir a ingestão de gordura saturada, para diminuir o nível de colesterol 'mau', é igualmente importante aumentar a ingestão de gorduras não saturadas para aumentar o nível de colesterol 'bom'". Recomenda-se que adicione às suas refeições abacate, nozes, sementes e azeite extra virgem. 

Leia Também: 'Inimigo silencioso'. Dois chás que combatem ativamente o colesterol

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório