Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ficar de 'água na boca' pode provocar diabetes? Estudo diz que é possível

Esta é a conclusão de um estudo publicado no Cell Metabolism.

Ficar de 'água na boca' pode provocar diabetes? Estudo diz que é possível
Notícias ao Minuto

20:35 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quando vemos um prato de comida que nos faz ficar de 'água na boca' os nossos sentidos entram em alvoroço e, um novo estudo, concluiu que os mecanismos que fazem isto acontecer podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de diabetes tipo dois. 

Este fenómeno é conhecido como a fase  'neurally mediated', ou 'cephalic', da secreção de insulina. Como pouco se sabe sobre como esta reação à comida leva o pâncreas a acelerar a produção de insulina, os investigadores da Univeristy of Basel, exploraram esta possibilidade estudando ratos, que foram submetidos a períodos de jejum e depois introduzidos a comida. 

Através de uma amostra de sangue dos animais foi possível monitorizar o aumento da secreção de insulina e investigar os outros fatores que a envolvem. Os investigadores focaram-se num fator inflamatório chamado 'interleukin 1 beta' ('IL1B'), que "faz parte da resposta imune e natural do corpo a patógenos e danos nos tecidos", lê-se na publicação New Atlas.

O estudo, publicado no Cell Metabolism, concluiu, graças aos animais, que é possível que, em pessoas com excesso de peso ou obesas, esta resposta inflamatória é tão excessiva que pode prejudicar a secreção de insulina.

Além disto, durante este estudo, os cientistas trataram os ratos com inibidores de 'IL1B' e conseguiram moderar a secreção de insulina dos animais - algo que poderá ser útil, no futuro, para o tratamento de humanos com diabetes.

Esta é uma descoberta que pode ajudar a criar novas possibilidades de intervenção em pessoas com diabetes tipo dois. 

Leia Também: Diabetes tipo 2: Os sinais que se manifestam nos pés

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório