Meteorologia

  • 13 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 28º

Guia para comprar sapatilhas de desporto

Saiba quais são as características que tem de procurar nas suas próximas sapatilhas para praticar desporto.

Guia para comprar sapatilhas de desporto
Notícias ao Minuto

06:05 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Comprar um par de sapatilhas para praticar desporto não é uma decisão tão fácil quanto parece. Além das opções serem praticamente infinitas, é importante saber quais são as mais adequadas para o tipo de atividade que vamos praticar. Felizmente, existe uma grande variedade de especialistas disponíveis para ajudar. 

Citado pela CNN, o Dr. Bradley Schaeffer, cirurgião podologista na Sole Podiatry, em Nova Iorque, nos EUA, explica que “todas as atividades e desportos requerem cuidado na escolha de calçado específico”. Esclarecendo que é necessário procurar o “suporte adequado para evitar ou agravar condições como joanetes, dedos em martelo, fascite plantar e unhas encravadas”.

O meio de comunicação social também realça que escolher a sapatilha certa pode ajudar a evitar lesões por uso excessivo. Algo que é especialmente importante para alguém que está a começar, diz Dra. Nelya Lobkova, podóloga cirúrgica do Step Up Footcare, em Nova Iorque.

A mudança de calçado só é necessária, segundo a American Podiatric Medical Association, caso se pratique o mesmo exercício mais do que duas vezes por semana, já que umas sapatilhas de desporto normais são ideais para quem pratica diferentes atividades.

No entanto, para quem pratica apenas um desporto, a escolha do calçado correto pode ajudar a melhorar a performance, visto que as sapatilhas são pensadas para dar suporte e estabilidade para atividades diferentes. É o caso de exercícios como basquetebol, voleibol, corrida, caminhada e ténis que têm movimentos repetitivos. 

Para correr tudo bem é essencial que a sapatilha lhe sirva corretamente e, por isso, a American Academy of Orthopaedic Surgeons, recomenda que se visite uma loja especializada no desporto que se vai praticar, caso não seja possível o melhor é fazer uma pesquisa bem completa. Além disto, é importante que se experimente as sapatilhas ao fim do dia, altura em que os pés estão mais inchados. 

Tente também experimentar as sapatilhas com o tipo de meia que vai usar quando estiver a praticar exercício. Verifique que tem espaço na frente da sapatilha para mexer os dedos e não se esqueça de andar pela loja com eles, se possível em diferentes pisos, para ver como se adapta. 

É ainda necessário ter muito cuidado com os sinais de uso porque caso não estejam em boas condições as sapatilhas podem provocar feridas. O artigo da CNN recomenda também que não se usem as sapatilhas fora do contexto, uma boa maneira de prevenir que se danifiquem precocemente.

Leia Também: Fazer exercício de manhã ou à noite? Estudo diz qual é a melhor altura

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório