Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Cientistas descobrem forma de prever gravidade da infeção

A novidade chega do Brasil.

Covid-19. Cientistas descobrem forma de prever gravidade da infeção
Notícias ao Minuto

08:06 - 24/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um grupo de investigadores do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, no Brasil, identificou um método com potencial para prever a gravidade da infecção por Covid-19 nos doentes, a partir da análise do plasma sanguíneo. Segundo o estudo, publicado na revista científica Journal of Proteome Research, os cientistas defendem que o sistema pode servir como ferramenta de triagem no atendimento das pessoas e ser utilizado para evitar a evolução da doença. 

Os doentes infetados pela doença tiveram variações na concentração de seis substâncias encontradas no sangue, designadas de metabólitos, sendo elas glicerol, acetato, 3-aminoisobutirato, formato, glucuronato e lactato. As análises revelaram que, quanto maior o desequilíbrio na quantidade dessas substâncias no início da infecção, mais graves eram os quadros de doença.

Os cientistas analisaram amostras de plasma sanguíneo de 110 pacientes com sintomas gripais que passaram, em 2020, pelo Hospital da Universidade Federal de São Paulo, sendo que 57 não estavam infectados por Covid-19 e os outros 53 eram casos positivos recentes. Do grupo de infetados, 10 doentes apresentaram complicações e chegaram a ser internados nas unidades de cuidados intensivos. Foram registadas duas mortes. 

O grupo com sintomas mais graves apresentou, no início da infecção por Covid-19, variações mais acentuadas na concentração dos metabólitos citados.

No futuro, os investigadores planeiam ampliar o número de amostras de plasma sanguíneo avaliadas e incluir novos grupos, como os vacinados que contraíram Covid-19. Além disso, pretendem incluir informações sobre gênero e idade nas estatísticas.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Vacinas evitaram 19,8 mihões de mortes das 31,4 milhões potenciais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório