Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O facto (mesmo) surpreendente que talvez não saiba sobre o fígado

Um grupo de cientistas analisou amostras de tecido de pessoas mortas e biópsias de mais de 50 pessoas com idades entre os 20 e os 84 anos. A descoberta é, no mínimo, inesperada.

O facto (mesmo) surpreendente que talvez não saiba sobre o fígado
Notícias ao Minuto

08:30 - 03/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um grupo de cientistas descobriu que o fígado humano permanece jovem enquanto o resto do corpo envelhece ao longo dos anos. De acordo com o estudo, publicado pelo jornal científico Cell Systems, o órgão é semelhante ao de uma criança de três anos.

Para chegarem a esta conclusão, o grupo de investigadores analisaram amostras de tecidos de pessoas que já faleceram e biópsias de mais de 50 indivíduos com idades entre os 20 e os 84 anos. De acordo com o estudo, a biologia humana exerce um controlo rígido sobre a massa do fígado através da substituição contínua de células hepáticas. Assim, à medida que os  nossos corpos envelhecem, tornam-se menos capazes de renovar as células.

No entanto, nem todas as células do fígado são iguais quando se considera a rapidez com que se renovam. De acordo com os autores do estudo, existe uma pequena fração que pode viver até 10 anos e isso pode estar relacionado à quantidade de cromossomas que carregam. 

"Quando comparamos as células típicas do fígado com as mais ricas em DNA, encontramos diferenças fundamentais em sua renovação. As células típicas renovam-se aproximadamente uma vez por ano, enquanto as células mais ricas em DNA podem residir no fígado por até uma década", explica o biólogo molecular Olaf Bergmann, da Universidade de Tecnologia de Dresden, na Alemanha.

O investigador explica que este pode ser um mecanismo de proteção contra a acumulação de mutações prejudiciais, o que oferece um caminho para o tratamento do cancro. "Precisamos de descobrir se existem técnicas semelhantes na doença hepática crônica, que em alguns casos pode transformar-se em cancro", conta o especialista.

Leia Também: Incontinência urinária. "É uma doença tratável, não uma fatalidade"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório