Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Descoberta bactéria com genes resistentes a antibióticos na Antártida

Estas bactérias podem ser essenciais para o tratamento de diferentes infeções.

Descoberta bactéria com genes resistentes a antibióticos na Antártida
Notícias ao Minuto

09:51 - 27/05/22 por Beatriz Cavaca

Lifestyle Bactéria

Foram descobertas bactérias na Antártida com genes que lhes conferem resistência natural a antibióticos e têm o potencial de se espalhar para fora das regiões polares, segundo cientistas no Chile, citados pela agência Reuters.

O estudo foi liderado pelo investigador Andres Marcoleta, da Universidade do Chile e publicado na revista Science of the Total Environment. Segundo o cientista,  estas bactérias evoluíram para resistir a condições extremas e estão contidas em fragmentos de ADN móveis que podem ser facilmente transferidos para outras bactérias.

“Sabemos que os solos da Península Antártica, uma das áreas polares mais impactadas pelo degelo, abrigam uma grande diversidade de bactérias”, disse Marcoleta, citado pela agência internacional. "E que alguns deles constituem uma fonte potencial de genes ancestrais que conferem resistência aos antibióticos", sublinha.

Este estudo é importante porque segundo o investigador, "vale a pena perguntar se as mudanças climáticas podem ter impacto na ocorrência de doenças infeciosas".

Os investigadores descobriram que as bactérias Pseudomonas, um dos grupos de bactérias predominantes na Península Antártica, não são patogénicas (ou seja não podem produzir doenças), mas podem ser uma fonte de "genes de resistência", que não são interrompidos por desinfetantes comuns, como cobre, cloro ou amónio.

No entanto, outro tipo de bactéria que eles descobriam, a bactéria Polaromonas, tem o “potencial de inativar antibióticos do tipo betalactâmico, essenciais para o tratamento de diferentes infeções”, refere Marcoleta.

Leia Também: Laboratório Nacional produz metadona e antibióticos para pinguins

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório