Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco formas de preparar as crianças para a chegada de um irmão

A BabyLoop partilha sugestões para ajudar as famílias portuguesas a integrar um novo membro.

Cinco formas de preparar as crianças para a chegada de um irmão
Notícias ao Minuto

10:40 - 15/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia da Família

Na altura de trazer para casa um recém-nascido pela segunda vez, a prioridade muda. No primeiro filho, a preocupação é cuidar do bebé e das suas necessidades, mas no segundo há também que prestar atenção à reação do mais velho na integração do mais novo na família. E, por vezes, são vários os desafios.

Para celebrar o Dia da Família, que se assinala este domingo, a 15 de maio, a BabyLoop, marca de Carolina Patrocínio, sugere cinco dicas para garantir a boa relação entre irmãos:

1- Ser honesto

É importante preparar o irmão mais velho para a chegada da criança e uma forma de o fazer é explicar as necessidades do recém-nascido, como por exemplo, a de atenção constante, inclusive durante a noite. Além disso, será também fundamental garantir que o mais velho sabe que pode demorar algum tempo até que este possa brincar com o bebé.

2- Incluir o mais velho na preparação

Porque não garantir que, em momentos chave como a decoração do quarto do bebé, o mais velho tem um papel importante? Esta é uma forma de o fazer sentir-se incluído antes de receber em casa outra criança que irá tomar muita da atenção que anteriormente lhe era direcionada.

3- Agendar uma atividade recorrente

Basta agendar uma hora por dia que seja exclusivamente dedicada ao mais velho. Seja para realizar uma atividade em conjunto, como jogar jogos, ouvir música ou apenas falar, o objetivo é que o primeiro filho continue a sentir-se valorizado ao realizar as atividades que mais gosta.

4- Dividir tarefas

Quando o recém-nascido chegar a casa pode ser importante distribuir tarefas relacionadas com o cuidar do bebé, como por exemplo, deixá-lo segurar na criança ou abalá-la antes de dormir.

5- Distribuir a atenção de terceiros

Quando receber convidados que venham de propósito a sua casa ver o recém-nascido, o ideal é garantir que estes também dão atenção ao filho mais velho, para que se sinta especial e igualmente merecedor do tempo da sua visita. Outra forma de ajudar será oferecer uma prenda simbólica, caso ofereçam também uma ao bebé.

Leia Também: Yoga na gravidez e no pós-parto: Os benefícios e os cuidados a ter

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório