Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Yoga na gravidez e no pós-parto: Os benefícios e os cuidados a ter

Saiba de que forma a prática pode ser integrada durante a gravidez e depois de o bebé nascer.

Yoga na gravidez e no pós-parto: Os benefícios e os cuidados a ter
Notícias ao Minuto

06:22 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Manter um estilo de vida e integrar a prática de exercício físico durante a gravidez e pós parto da mulher pode ser um tema que suscita algumas questões, nomeadamente quanto às modalidades a praticar, à frequência com que se deve treinar e a intensidade da atividade física. Uma das opções pode ser a prática de yoga.

Em comunicado, o Be The Change . Be Yoga, um dos parceiros do Urban Sports Club, explica que o yoga pode ser "uma escolha muito completa para futuras mães" já que estimula o bem-estar e equilíbrio físico e mental, através do controlo da respiração e da promoção da autoconsciência. Conseguir aplicar as técnicas do yoga para respirar conscientemente pode contribuir para uma sensação de relaxamento e calma que se pode verificar útil nesta nova fase da mulher e da família.

Destaca também a ligação que se cria com o próprio corpo e mente do praticante. "Pode permitir viver a gravidez de forma mais desperta, contribuindo para tirar o máximo dessa experiência", diz.

Porém, ainda que esta seja uma prática tendencialmente de impacto reduzido, "deve ser praticada mediante orientação de um professor experiente e com conhecimento acerca da especificidade anatómica, fisiológica, mental e emocional da gravidez, parto e pós-parto".

Além disso, há elementos a ter em conta e prioridades distintas em cada uma das fases da gravidez e pós-parto:

Primeiro trimestre (uma a 16 semanas)

Nestas primeiras semanas, é frequente que a mãe esteja a adaptar-se às mudanças hormonais. Por isso, é fundamental que a grávida cuide de si, descanse e observe ativamente aquilo de que necessita. Nesse sentido, a respiração consciente e profunda terá uma importância muito significativa – promovendo-se a prática de uma respiração fluida, sem retenções e sem ser feita com os pulmões muito cheios nem muito vazios.

Segundo trimestre (16 a 34 semanas)

Nesta fase, a placenta fica funcional, os níveis hormonais estabilizam, e a gravidez fica bem estabelecida. Assim, é a altura certa para aumentar a força e a energia da respiração - sempre tendo consciência do alinhamento da coluna e da respiração -, já que é uma altura em que o organismo necessita de muita oxigenação.

"Durante a prática do yoga, recomenda-se que a respiração se concretize de modo completo – o chamado Prána Kriyá. Aconselha-se também o recurso à respiração pela boca, que vai ser muito importante na altura do parto."

Terceiro trimestre (34 a 40 semanas)

Nas últimas semanas, a mãe tende a sentir-se mais pesada e com necessidade de se concentrar ainda mais no nascimento do bebé. O objetivo da prática de yoga será mantê-la o mais confortável possível e permitir a preparação física, mental e espiritual para o parto. Nesta fase, a prática de Yoga vai concentrar-se muito na execução de momentos mais longos de alongamento, respirações profundas e relaxamentos – ao mesmo tempo que se vai trabalhar a tonificação dos músculos pélvicos.

Pós parto (nascimento - 16 semanas)

Nas duas semanas após o parto, recomendam-se apenas exercícios respiratórios. Gradualmente, é importante recuperar uma boa postura, tonificar os músculos mais profundos e fortalecer as costas.  Por outro lado, o retorno a uma rotina de exercício físico mais intenso deve ser feito de forma gradual e suave. Algumas técnicas de relaxamento ajudarão a compensar a falta de descanso que se poderá sentir especialmente nessa fase e apoiar a adaptação à nova vida.

Leia Também: Como prevenir a osteoporose? Saiba o que deve começar a fazer já hoje

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório