Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Vacina contra gripe após enfarte reduz risco de morte, diz estudo

Eis as conclusões de uma investigação realizada na Universidade de Glasgow, no Reino Unido.

Vacina contra gripe após enfarte reduz risco de morte, diz estudo
Notícias ao Minuto

19:30 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vacinação

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, sugere que quem sofre um enfarte e toma uma dose da vacina contra a gripe logo de seguida reduz para metade o risco de sofrer um segundo ataque cardíaco nos 12 meses seguintes.

O professor Naveed Sattar, do Instituto de Ciências Cardiovasculares e Médicas da Universidade de Glasgow, explica que a gripe sobrecarrega as artérias e torna o sangue mais espesso, o que prejudica o estado de pessoas com doença cardíaca. Este estudo, considera em entrevista ao jornal Daily Mail, "sugere que é uma boa ideia não esperar até o inverno e tomar uma vacina contra a gripe imediatamente. 

Esta descoberta corrobora com as conclusões de estudos de outras duas instituições. Cientistas da Universidade de Orebro, na Suécia, realizaram um estudo que envolveu três mil pessoas que sofreram ataques cardíacos em oito países. A metade foi vacinada contra a gripe três dias após a hospitalização e os restantes receberam um placebo. Ao longo dos 12 meses seguintes, o número de mortes por problemas no coração foi aproximadamente 40% menor entre os vacinados.

Dados de um outro estudo, feito no Peru, com quatro mil indivíduos, mostra que o risco de morte por um segundo ataque cardíaco foi reduzido em 47% entre os vacinados. 

Leia Também: Colesterol elevado? Sinais de alerta que surgem pela 'calada'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório