Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mix & match: Convoque as cadeiras para o jogo decorativo lá de casa!

Se olha para as cadeiras apenas sob o prisma da utilidade prática que têm, está a desperdiçar uma faceta decorativa capaz de fazer milagres numa sala ou cozinha, sobretudo se não tiver receio de arriscar. O conceito de mix & match de cadeiras, é-lhe familiar? Sim, palavras de ordem: misturar e combinar. Conheça algumas valiosas dicas sobre como conjugar elementos diferentes na decoração de sua casa.

Mix & match: Convoque as cadeiras para o jogo decorativo lá de casa!
Notícias ao Minuto

15:55 - 20/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Já imaginou se não tivesse cadeiras em casa? O desconforto de fazer as refeições em pé, de não ter onde se sentar em momentos de repouso ou mesmo de lazer, de abdicar de nelas poder pendurar momentaneamente um casaco... As cadeiras estão sempre lá, raramente nos deixam ficar mal (a não ser que a erosão do tempo e o desgaste inerente a um uso contínuo preguem uma partida). Ao pensarmos em cadeiras ocorre-nos, portanto, a sua grande utilidade e lado funcional - são verdadeiramente indispensáveis num lar (e não só).

Porém, as cadeiras têm um outro potencial não raras vezes  subaproveitado: podem ser interessantes peças no jogo decorativo de uma divisão, estejam isoladas ou agrupadas. E por agrupadas, entenda-se, não nos referimos necessariamente ao tradicional conjunto de cadeiras iguais que por norma dispomos à volta de uma mesa na sala ou na cozinha. Até porque essa doutrina mais conservadora a nível decorativo tem cada vez mais vindo a ceder espaço a uma abordagem alheia a ideias pré-concebidas. Como podemos então colocar as cadeiras ao serviço da decoração de uma casa? A hôma - Happy Home Living ajuda-o a 'pensar fora da caixa'.

Não, as cadeiras não têm de ser todas iguais

Uma das tendências da decoração de interiores que tem vindo a ganhar expressão assenta na composição de espaços com peças independentes, ainda que se complementem. E esta orientação encontra nas cadeiras em torno de mesas uma aplicabilidade perfeita.

Caso esteja a interrogar-se se não irá parecer que compôs a mesa com o que havia em casa, juntando uma amálgama de vários elementos sem critério, não se preocupe. Esse exercício decorativo de mix & match de cadeiras promove inúmeras combinações possíveis plenas de originalidade, deixando antes transpirar uma mensagem de arrojo e ousadia.

Estofadas com tecido, pele, veludo ou linho, ou simplesmente não estofadas; com a estrutura em acrílico, em madeira ou em metal; com linhas geométricas ou mais arredondas; antigas ou modernas... pode, sim, misturar cadeiras com materiais e texturas diferentes.  

Arrisque mais ou arrisque menos: Coerência, por favor

No entanto, apesar de este conceito inovador dispensar grandes regras e a liberdade criativa seja sedutora, há um ou outro aspeto que deve ter em consideração. Convém olhar para a proposta de decoração predominante naquele espaço e definir um ponto de referência com o qual as várias peças que irá conjugar comuniquem. No fundo, trata-se de encontrar um denominador comum, por discreto que seja, por forma a assegurar alguma coerência. Deverá também dar especial atenção à altura e a proporção das cadeiras que pretende combinar.

Vamos a exemplos mais concretos de como pode conjugar elementos distintos. Se o intuito for arriscar pouco pode optar por modelos ou cores diferentes apenas à cabeceira, ou apostar no mesmo modelo para todas as cadeiras à volta da mesa mas de cores diferentes. Conseguirá um resultado esteticamente apelativo sem sair de uma certa zona de conforto.

Notícias ao Minuto © hôma  

Caso queira aventurar-se um pouco mais, outra possibilidade será escolher cadeiras de uma só cor mas de modelos diferentes. Por certo, irá criar impacto visual.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas se a ideia for mesmo afastar-se de todos os estereótipos poderá lançar-se para uma combinação de cadeiras de cores e modelos diferentes, personalizando ao máximo a decoração daquele ambiente específico.

Notícias ao Minuto © hôma  

Combinações de cadeiras... e não só

Mas nem só com cadeiras se 'joga este xadrez'. Outros recursos possíveis são optar por poltronas à cabeceira, ou conjugar cadeiras e bancos. Escolha o caminho que escolher, uma coisa é certa: basta este mix & match para transformar por completo o look da sua sala ou cozinha.

Esta é ainda uma excelente oportunidade para dar uma segunda vida a alguma cadeira que esteja esquecida a um canto. Mesmo que essa cadeira necessite de um pequeno restauro, poderá mergulhar no universo DIY e aventurar-se nessa tarefa, transformando-a numa divertida atividade, quem sabe até, em família.

Falámos de várias combinações de cadeiras que pode criar dando largas à imaginação do decorador que há em si, mas importa sublinhar que cadeiras isoladas também podem ser um charmoso objeto decorativo.

Agora que já tem a inspiração de que precisava, só falta a matéria-prima. Encontre as cadeiras ideais nas lojas da hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório