Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

O que é o adenovírus, a possível causa do surto de hepatite em crianças

A onda de casos de hepatite continua a intrigar os cientistas, mas estes acreditam estar cada vez mais perto da origem do surto. O Lifestyle ao Minuto explica-lhe tudo.

O que é o adenovírus, a possível causa do surto de hepatite em crianças
Notícias ao Minuto

07:25 - 27/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hepatite

As autoridades de saúde britânicas acreditam que uma alteração genética de uma estirpe de adenovírus, geralmente associado a constipações, pode estar na origem da onda de hepatite aguda que está a afetar crianças, sobretudo até aos seis anos, na Europa e nos Estados Unidos da América. Meera Chand, que lidera o departamento de infecciologia da UK Health Security Agency, o equivalente à Direção-Geral da Saúde no Reino Unido, crê que a estirpe do adenovírus denominada F41 é a causa mais provável destes 'misteriosos' casos de hepatite.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças marcou uma reunião de emergência para esta quarta-feira. Segundo os especialistas, o vírus terá sido detetado em, pelo menos, 75% dos casos reportados, sobretudo depois da eliminação das restrições associadas à pandemia de Covid-19. 

Os dados disponíveis até ao momento mostram que há perto de 200 casos em vários países, sendo que em 10% é necessário fazer transplante de fígado. Regista-se ainda um óbito. 

A rede portuguesa de hospitais CUF descreve a hepatite como uma inflamação do fígado "que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns os vírus. "Quando ocorre, o fígado não consegue desempenhar as suas funções e as lesões nele causadas podem evoluir para cirrose ou cancro. Uma vez que existem vários tipos, a sua gravidade é muito variável." Dentro das hepatites contraídas por bactérias ou vírus, existem seis tipos diferentes de vírus: A, B, C, D, E e G.

Segundo o SNS 24, quando ocorrem sintomas, os mais comuns são fadiga, perda de apetite, náuseas, vómitos, diarreia, urina escura, fezes claras, dores abdominais e coloração amarela da pele e dos olhos (icterícia). 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que têm sido registados sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vómito, icterícia e níveis elevados das enzimas do fígado. A maioria dos pacientes não apresentou febre.

A OMS acrescenta que esta forma de hepatite não é provocada por nenhum dos vírus conhecidos como causadores da doença, seja ela do tipo A, B, C, D ou E.

Leia Também: Tem dúvidas sobre hepatite? Sete perguntas e respostas 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório