Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Colesterol 'bom' afasta hipótese de Alzheimer? Cientistas explicam

Eis a ligação.

Colesterol 'bom' afasta hipótese de Alzheimer? Cientistas explicam
Notícias ao Minuto

22:01 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol

Um estudo publicado na revista Alzheimer’s & Dementia defende que níveis altos de colesterol HDL (o 'bom' colesterol') estão associados a um menor risco de Alzheimer, uma doença que constitui numa alteração neurológica que provoca perda de memória e declínio cognitivo progressivos.

A investigação envolveu 180 indivíduos com 60 anos ou mais. "Os investigadores descobriram que níveis elevados de HDL estavam associados a uma melhor função cognitiva entre os participantes", escreve o Medical News Today.

"O próximo passo é descobrir o que promove a formação dessas pequenas partículas de HDL no cérebro. Essas novas descobertas podem levar a uma nova lista de medicamentos para a luta contra o Alzheimer", refere o autor do estudo, Hussein Yassine, ao portal.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O HDL corresponde ao 'bom' e tem como função impedir que o LDL (o 'mau' colesterol) se aloje na parede das artérias, reduzindo o risco de enfarte do miocárdio ou de AVC. 

Os níveis ideais de HDL devem, segundo a CUF, ser superiores a 40 mg/dL nos homens e 50 mg/dL nas mulheres. "Os níveis de HDL podem ser aumentados através do exercício físico e mediante uma dieta equilibrada. Por vezes, podem ser necessários medicamentos concebidos para aumentarem os seus níveis", recomenda a rede portuguesa de hospitais.

Leia Também: Pneumonia por Covid-19 aumenta risco de doenças incapacitantes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório