Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Polipose nasal: O que é e quais os sintomas desta 'constipação' sem fim

Esta quarta-feira, dia 20 de abril, celebra-se o primeiro Dia Mundial da Consciencialização para a Rinossinusite Crónica Grave com Polipose Nasal.

Polipose nasal: O que é e quais os sintomas desta 'constipação' sem fim
Notícias ao Minuto

07:08 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças e sintomas

A rinossinusite crónica Grave com polipose nasal é uma doença benigna crónica, que surge na mucosa da cavidade nasal e nos seios paranasais provocando o desenvolvimento de pólipos nasais através de um processo inflamatório. Esta quarta-feira, dia 20 de abril, celebra-se o primeiro Dia Mundial da Consciencialização para a Rinossinusite Crónica Grave com Polipose Nasal, uma data assinalada pelo Fórum Europeu de Pesquisa e Educação em Alergia e Doenças das Vias Respiratórias (EUFOREA).

O EUROFEA pretende aumentar a consciencialização sobre esta doença e as suas comorbidades, como a asma e a dermatite atópica, bem como alertar para o seu impacto na qualidade de vida dos doentes e necessidade de melhorar o acesso a tratamento.

Estima-se que a prevalência da polipose nasal na população portuguesa seja de cerca de 12% e que 25 a 30% da população com rinossinusite tenha o subtipo polipose nasal. Em Portugal, recorde-se que está agora disponível e aprovado pelo Infarmed o primeiro medicamento para esta patologia.

A congestão e obstrução nasal, dores de cabeça e faciais, dificuldade respiratória, perda do paladar e do olfato são os principais sintomas. Porém, na maioria dos casos o diagnóstico é tardio. 

Leia Também: Oito erros comuns que fazem disparar (e muito) o colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório