Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Metade dos portugueses sofre de excesso de peso. Pandemia teve influência

Esta é uma das muitas consequências da Covid-19.

Metade dos portugueses sofre de excesso de peso. Pandemia teve influência
Notícias ao Minuto

16:30 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Obesidade

Metade dos portugueses considera que tem peso a mais. Quatro em cada 10 adultos portugueses gostariam de perder peso (46%), subindo para 64% aqueles que se consideram "um pouco acima do peso" e para 81% os "muito acima do peso". Os dados são de um estudo promovido pela The 1:1 Diet by Cambridge Weight Plan, que acaba de entrar no mercado nacional. 

Dados do estudo, que envolveu mil portugueses, pouco mais de metade das mulheres portuguesas no geral querem perder peso (53%) contra 38% dos homens portugueses. Quanto a este desejo de emagrecer ficou evidente que o mesmo aumenta com a idade, com apenas um terço (33%) da faixa etária dos 21 aos 28 anos contra 53% dos maiores de 58 anos.

As zonas Norte, Centro e Alentejo são as áreas geográficas com mais indivíduos com excesso de peso. Coimbra e Centro destaca-se com 56%, o Porto e Norte apresenta 52%, o Alentejo com 50%, a zona de Lisboa com 46%, já o Algarve tem 32% de indivíduos com excesso de peso.

A questão da saúde ganhou destaque, com três quartos dos adultos portugueses (75%) que querem perder peso para serem mais saudáveis.  Já no que diz respeito a dietas, três em cada dez adultos portugueses (30%), concordam que não conseguem fazer dieta sozinhos sem ajuda de outros, sendo que, muitas vezes, é preciso uma ocasião/altura do ano especial, como depois do Natal ou antes das férias de verão, para perder peso, tal como assumem quase três em cada dez dos adultos portugueses (29%).

Pouco mais de um terço dos adultos portugueses (35%), concordam que quando fazem dieta, nunca resulta em mudanças duradouras, aumentando para 45% dos que querem efetivamente perder peso.  No entanto, pouco mais de um quarto dos adultos portugueses (26%), concorda que acaba por sofrer o chamado 'efeito ioiô' no qual a perda de peso é seguida de uma recuperação rápida do peso inicial, aumentando para 30% dos que querem perder peso.

O estudo da 1:1 Diet demonstra também que pouco mais de metade dos adultos portugueses (53%), concordam que quando se sentem acima do peso, isso influencia negativamente o seu humor, aumentando para 63% dos que querem perder peso. Mais de dois terços dos adultos portugueses (68%) sentem-se frustrados quando fazem dieta e não têm resultados.

Pandemia pesa na balança

Como não poderia deixar de ser, o confinamento foi tema, com 35% dos adultos portugueses a confirmar terem ganho peso durante o confinamento. Entre aqueles que ganharam peso durante este período, o aumento médio de peso foi de sete quilos. 

Em relação aos efeitos do excesso de peso estes foram desde logo perceptíveis: entre aqueles que ganharam peso durante o confinamento, 63% afirmam que os seus níveis de energia baixaram, 50% dizem que o seu bem-estar piorou, 44% referem alterações no sono, 37% mencionam que a sua saúde, no geral, piorou e, por fim, 22% afirmam que a capacidade do seu corpo prevenir doenças e infeções baixou como resultado do ganho de peso durante este período.

A questão da motivação – ou foco, fatores muito importantes quando se inicia um processo de emagrecimento - foi também referida, com quase seis em cada dez adultos portugueses (58%) a concordar ser mais fácil fazer dieta se tiverem alguém a motivar.

O fator idade não ficou de lado, com pouco mais de metade dos adultos portugueses (52%) assumir que têm mais dificuldade em perder peso à medida que envelhecem.

Por fim, pouco mais de um quinto dos adultos portugueses (21%) afirmam ter seguido um plano de emagrecimento nos últimos 12 meses. 

Leia Também: Dificuldade em engravidar é superior para estas mulheres. É o seu caso?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório