Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Enfarte ou crise de ansiedade? Saiba como distinguir os sintomas

Não confunda os sinais.

Enfarte ou crise de ansiedade? Saiba como distinguir os sintomas
Notícias ao Minuto

11:08 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coração

Dores no peito e batimentos cardíacos acelerados ou irregulares são sintomas que requerem atenção médica. A verdade é que experienciar um desconforto próximo do coração, pode ser sinal de enfarte mas também pode dever-se a uma condição menos grave, nomeadamente a uma crise de ansiedade, conta um artigo publicado pelo portal Alto Astral. 

Ora, por apresentarem sinais semelhantes, é fundamental estar a par de diferenças chave entre enfarte e ansiedade - de modo a agir o mais rapidamente possível. 

Leia Também: Atividades surpreendentes do dia a dia que diminuem o risco de enfarte

Primeiro, é relevante analisar o tempo das sensações e se estas se intensificam ou diminuem com o passar dos minutos, já que tal é uma pista determinante quando se trata de identificar de qual condição se trata.

"As crises de ansiedade normalmente atingem seu auge entre 10 e 20 minutos e, aos poucos, o paciente tende a baixar os níveis de adrenalina e recuperar o controle emocional. No enfarte do miocárdio, porém, tendem a piorar com o tempo", diz ao Alto Astral o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Elcio Pires Junior. 

O tipo de dor

De acordo com o cirurgião: "é importante observar que no caso da ansiedade, a dor também se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos, que não se limita ao braço esquerdo, podendo irradiar para o braço direito, pernas, dedos, tórax e pescoço". 

Sintomas

Por um lado, a ansiedade caracteriza-se por um aumento súbito da sensação de ansiedade e medo; taquicardia e palpitações; aumento da temperatura corporal; sudorese; tremores; medo de morrer e perda de controle; sensação de afogamento; falta de ar; pressão ou desconforto no peito; sensação de entorpecimento ou formigamento.

Por outro lado, o enfarte distingue-se por uma dor no peito, que pode disseminar-se para a nuca, queixo, ombros ou para os membros superiores; náuseas; dor no abdómen que pode ser confundida com indigestão; falta de ar; palpitações; dormência e formigueiro; transpiração intensa e repentina; sensação de desmaio ou desmaio; inquietação e/ou desorientação. 

Leia Também: Adormecer entre estas horas diminui probabilidade de sofrer enfarte

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório