Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid vs. alergias: Saiba quando deve fazer o teste para o coronavírus

Embora o número de casos diários de Covid-19 não esteja a aumentar exponencialmente como em meados de janeiro, a pandemia está longe de acabar. Sendo que de quando em quando, surge uma nova variante mutante do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, que por sua vez representa um desafio adicional.

Covid vs. alergias: Saiba quando deve fazer o teste para o coronavírus
Notícias ao Minuto

07:46 - 08/04/22 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Contágio

Atualmente, a subvariante BA.2 da estirpe Ómicron do coronavírus, conhecida como 'Stealth Omicron' é a estirpe dominante em todo o mundo - tratando-se de uma variante que é caracterizada pele sua elevada taxa de transmissibilidade.

No entanto, os sinais da infeção causada por esta estirpe mutante são idênticos aos das típicas alergias sazonais, comuns na primavera, podendo dificultar o diagnóstico, conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India.

Leia Também: Covid grave: Quarta dose da Pfizer protege por pelo menos 6 semanas

Tanto a infeção por coronavírus como as alergias estão relacionadas com o sistema respiratório. A primeira é uma doença infeciosa causada por um vírus pertencente à família coronavírus e a segunda é uma resposta do sistema imunológico desencadeada pela exposição a alérgenos, como árvores ou pólen.

Alguns sinais comuns incluem:

. Tosse

. Dores de cabeça

. Cansaço

. Dor de garganta

. Espirro

. Comichão ou olhos lacrimejantes

. Nariz entupido ou corrimento nasal

Ora, para mitigar os riscos associados à doença da Covid-19, os especialistas listam determinadas situações específicas em que deve optar por se submeter a um teste de diagnóstico, nomeadamente: se frequenta com regularidade espaços lotados, como restaurantes, centros comerciais ou inclusive se usa transportes públicos; caso tenha estado inadvertidamente em contacto com pessoas que estavam infetadas com o vírus ou se interage com indivíduos com o sistema imunitário comprometido; e, claro está, se experienciar sintomas respiratórios. 

Leia Também: Covid-19: Nove sintomas são acrescentados à lista oficial

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório