Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Este hábito tem efeitos tão positivos na saúde mental como o exercício

Esta é a principal conclusão de estudo publicado na JAMA Network Open.

Este hábito tem efeitos tão positivos na saúde mental como o exercício
Notícias ao Minuto

16:30 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Encara os treinos como uma 'fuga' ao stress do dia a dia, mas está sem tempo ou motivação para ir enfiar-se no ginásio? Boas notícias: a música produz efeitos tão benéficos pela sua saúde mental como a prática de exercício físico, sugere um estudo baseado numa meta-análise de 26 investigações anteriores que envolveram 779 participantes.

O estudo, publicado na revista  científica JAMA Network Open, revela que ouvir ou tocar música tem o mesmo efeito na saúde mental que a prática de exercício físico. Os 26 estudos analisados pelos autores desta nova investigação usaram o inquérito SF-36, com 36 perguntas, para avaliarem a saúde física e mental, ou o SF-12, uma alternativa mais curta. Depois, os dados foram comparados com os benefícios no bem-estar de outros tratamentos sem medicamentos ou intervenção médica, como o exercício físico ou a perda de peso, assim como com pesquisas onde a música não fez parte das terapias.

"Há cada vez mais evidências que sustentam a capacidade da música de promover amplamente o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, a magnitude da associação positiva da música ainda não é clara, sobretudo em intervenções estabelecidas, que limitam a inclusão da música nas políticas de saúde", afirmam os autores do estudo. No entanto, "são necessárias mais pesquisas" antes de a música começar a ser usada para fins terapêuticos.

Leia Também: UltraBoost 22. Testámos os novos ténis de corrida da adidas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório