Gosta de um hambúrguer suculento no pão, de uma salada de frango, salsichas de churrasco ou de umas almôndegas de comer e chorar por mais. Ao mesmo tempo, sofre com o planeta e com o consumo desenfreado de carne? A partir de agora, este vai deixar de ser um problema. Acaba de chegar a Portugal a Future Farm, uma empresa alimentar que utiliza tecnologia de ponta para criar carne de origem vegetal com o mesmo sabor, textura e suculência da carne de origem animal.
Com a inovação e o propósito de mudar a forma como as pessoas comem como pilares, a marca acredita "que é possível revolucionar a indústria alimentar sem prejudicar o planeta". Os hambúrgueres, a carne picada, as almôndegas, as salsichas frescas ou os pedaços de 'chick’n' têm como ingredientes proteína de ervilha, soja isolada e proteína de grão-de-bico, além de beterraba para imitar a cor da carne e o 'sangue', tudo sem glúten, sem organismos geneticamente modificados, sem aromas artificiais, apenas com ingredientes naturais e, claro, sem carne animal.
O mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria, que aproveita a inteligência artificial para estudar a composição das moléculas da carne, realizar testes sensoriais e calibrar as quantidades de cada componente. O desafio da empresa ao entrar no mercado português passa não só por "conquistar o paladar dos consumidores" com os seus substitutos de carne à base de plantas, mas também "entrar na cozinha e receitas portuguesas".
A Future Farm já se encontra disponível nos supermercados do El Corte Inglés de Lisboa, Vila Nova de Gaia e na loja online. Os portugueses poderão também encontrar os produtos da Future Farm na 'app' Getir.
Mais: a Future Farm fechou ainda uma parceria com a Like a Lord Burgers para criar o 'Like a Veggie', o primeiro hambúrguer vegetariano do restaurante virtual do ator e humorista Rui Unas.
Leia Também: Politécnico de Coimbra revela que gelatina vegetal reduz colesterol