Regra geral, as pessoas perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia - sim, leu bem! Sendo que, normalmente, o fenómeno não é percetível visto que novos fios crescem em simultâneo.
De acordo com a prestigiada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, citada pelo site Nova Mulher: "a queda de cabelo ocorre quando o cabelo novo não substitui o cabelo que caiu".
Leia Também: Cabelo seco e estragado? Experimente esta máscara de óleo de coco e mel
Tendo como base a mesma fonte, a queda capilar tende a estar associada a um ou mais dos seguintes fatores: alterações hormonais e problemas médicos, nomeadamente infeções do couro cabeludo e tricotilomania, o distúrbio de puxar o cabelo; genética; stress; medicamentos, como os usados no tratamento de cancro, artrite ou depressão; penteados e tratamentos capilares; e radioterapia na cabeça.
Mas afinal, como posso prevenir a queda de cabelo?
O portal especializado em saúde Healthline partilhou algumas dicas para minimizar a perda de cabelo, a saber: evite tocar no cabelo; consuma uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, sobretudo em ferro e proteína; prefira penteados soltos, já que rabos de cavalo, coques e tranças colocam demasiada pressão nas madeixas; e seque suavemente o cabelo após a lavagem, evitando esfregar e torcer os fios com a toalha.
Mais ainda, deve evitar o mais possível usar pranchas ou modeladores de cabelo, secadores e aplicar tintas para coloração.
Leia Também: Contra o cabelo oleoso experimente esta hidratação caseira de ovo e limão