Muito comum, o herpes labial é uma é uma doença infecciosa e contagiosa. Segundo o portal da rede portuguesa de hospitais CUF, estima-se que mais de 90% da população esteja infetada com o vírus do herpes. "Uma vez infetado, o indivíduo nunca deixa de ter este vírus", alerta.
Como aliviar o formigueiro, comichão ou até mesmo a dor junto aos lábios? Pode aplicar pomadas que não necessitem de prescrição médica, colocar gelo nas vesículas e evitar os fatores que possam desencadear um surto, como apanhar um escaldão. Se nada disto resultar, existem há algumas estratégias que pode adotar no seu dia a dia, como destaca o portal Dr. Axe. A saber:
1- Fortaleça o seu sistema imunitário. Aumente o consumo de alimentos ricos em zinco, como nozes, fígado e espinafre, bem como alimentos ricos no aminoácido L-lisina, como carne de peru e legumes, alimentos vermelhos e alaranjados, peixe e proteína magra, como frango.
2- 'Fuja' do álcool, limão, bolos, biscoitos, gelados, barras de cereais, grãos refinados e alimentos ricos no aminoácido L-arginina, como o pão e o chocolate.
Leia Também: Três funções surpreendentes da vaselina no universo da beleza