Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Quatro dicas para evitar a perda de massa muscular depois dos 30

Estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revela que é possível prevenir mudanças no corpo típicas da idade através da alimentação e estilo de vida.

Quatro dicas para evitar a perda de massa muscular depois dos 30
Notícias ao Minuto

11:30 - 21/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Boa forma

À medida que envelhecemos, o corpo e os órgãos que o compõem começam a trabalhar com menos eficiência. Aliás, vários estudos apontam que, após os 30 anos, ocorre uma perda de massa muscular de aproximadamente 3% a 8% a cada década de vida, revela um artigo publicado pelo jornal Metrópoles. 

Segundo um estudo sobre envelhecimento realizado por investigadores da Universidade de Harvard, ter em atenção a alimentação é fundamental para a manutenção da saúde como um todo.

Leia Também: Quatro cuidados indispensáveis para emagrecer sem perder massa muscular

Os cientistas norte-americanos, explica o jornal Metrópoles, recomendam que os indivíduos sigam uma dieta abundante em nutrientes como proteínas, cálcio e vitamina D.

Eis quatro super dicas para evitar a perda de massa muscular:

1. Consuma proteína

Este nutriente é essencial para o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, nomeadamente o muscular.

Opte por versões com pouca gordura, como leguminosas, frango, leite magro, ovos, peixe, aves e outras carnes magras.

2. Atenção às calorias

Devido à desaceleração do metabolismo que se verifica com o passar dos anos, as pessoas mais velhas apresentam uma maior predisposição de sofrerem de excesso de peso. O que por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de doenças crónicas, como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardíacos. Os investigadores sugerem assim controlar as porções alimentares ingeridas.

Mais ainda, deve praticar exercício físico, em especial atividades que estimulam o crescimento dos músculos. O exercício ajuda a aumentar a massa muscular e as taxas metabólicas.

3. Não se esqueça dos antioxidantes

Os antioxidantes combatem a formação dos radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce e a múltiplas patologias.

Como tal, os especialistas aconselham a ingestão de alimentos ricos em vitaminas C e E, como frutos secos, pimento, amoras, morangos, tomate e vegetais de folhas escuras. 

4. Ingira alimentos ricos em cálcio e vitamina D

O cálcio é um nutriente chave que evita o enfraquecimento dos ossos e promove o ótimo funcionamento do sistema nervoso, das contrações musculares e da coagulação de sangue. Entretanto, a vitamina D está envolvida na absorção do nutriente.

Os laticínios são uma excelente opção para incluir na dieta, graças ao seu elevado teor em cálcio. Já a vitamina D está presente em alimentos como salmão, atum, fígado e ovo, além de poder ser adquirida através da exposição solar.

Leia Também: Quer emagrecer? Diga sim a estes seis alimentos ricos em proteína

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório