Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dos sintomas ao tratamento: O que deve saber sobre a doença coronária

O Dia Nacional do Doente Coronário assinala-se a 14 de fevereiro. Com isso em mente, "é importante falar sobre os fatores de risco, os sintomas e o tratamento da doença", escreve Ana Miranda, médica Internista dos Serviços Clínicos da Médis, num artigo partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Dos sintomas ao tratamento: O que deve saber sobre a doença coronária
Notícias ao Minuto

22:00 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

A doença cardíaca coronária, ou simplesmente doença coronária, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, tendo uma elevada taxa de morbimortalidade. É uma doença do mundo ocidental e da sociedade moderna. As suas principais manifestações são: angina estável e instável e enfarte agudo do miocárdio.

Numa fase mais precoce da vida, os homens apresentam um maior risco de doença coronária do que as mulheres. No entanto, depois da menopausa o risco da mulher acaba por igualar o do homem.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença coronária são:

  • Idade
  • Colesterol elevado
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Inatividade física

História familiar de doença coronária.

Esta doença grave e potencialmente fatal resulta da acumulação de depósitos de gordura e de tecido fibroso (placas) no interior das artérias que fornecem sangue ao coração, ou seja, as artérias coronárias. A formação e desenvolvimento destas placas tornam as artérias coronárias progressivamente mais rígidas e estreitas, dificultando o adequado fornecimento de sangue, e consequentemente de oxigénio e nutrientes, para o músculo cardíaco.

Com a idade e na presença de fatores de risco, as placas de aterosclerose vão aumentando de dimensões, causando obstrução do vaso sanguíneo. Esta obstrução pode ser devida apenas ao aumento de tamanho ou devido à formação de coágulos após a rutura da placa.

Sintomas

Seja qual for o mecanismo, há obstrução parcial ou completa do vaso sanguíneo, com consequente diminuição do fornecimento de sangue a determinadas zonas do músculo cardíaco, o que se manifesta na generalidade por dor no tórax, designada por angina, o sintoma mais típico. Outros sintomas podem surgir neste contexto, entre eles: cansaço extremo em esforço, náuseas, tonturas, dor no estômago, mandíbula, dorso ou braço.

Na presença destes sintomas, e se associado aos fatores de risco mencionados, os doentes devem consultar o seu médico para aconselhamento. Em função da história clinica, exame objetivo e com recurso a determinados exames complementares de diagnóstico, como por exemplo ECG, ecocardiograma, teste de isquemia, entre outros, é possível saber se existe doença coronária e qual a sua extensão. 

Tratamento

O tratamento desta patologia envolve inicialmente mudanças de estilo de vida:

  • Parar de fumar
  • Controlar a pressão arterial
  • Praticar exercício físico
  • Ter uma alimentação equilibrada
  • Diminuir o stress

Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes, podem ser necessários medicamentos. Os medicamentos indicados dependem da situação de base, das comorbilidades associadas e podem variar de pessoa para pessoa. Existem ainda, nos casos indicados, outros procedimentos como colocação de stent, angioplastia com balão e cirurgia de revascularização miocárdica. Todos eles aumentam o suprimento de sangue para o coração, mas não curam as doenças coronarianas.  Prevenir é a solução!

Leia Também: Pilates e outras atividades que ajudam a manter o coração saudável

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório