Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Dormir nesta posição reduz significativamente risco de Alzheimer

Sofrer de Alzheimer - aquela que é uma das formas mais comuns de demência - é uma possibilidade assustadora. Porém, há algo muito simples que pode fazer de modo a evitar o desenvolvimento da doença.

Dormir nesta posição reduz significativamente risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

08:22 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Comer melhor e cuidar da sua saúde como um todo é o primeiro passo, mas ter em atenção a forma como dorme também pode ser benéfico, revela um artigo publicado pelo jornal The Sun. 

Dormir em uma determinada posição ajuda a diminuir o risco de demência, apontam várias pesquisas.

O especialista do sono Narwan Amini explicou: "dormir de lado foi considerada a posição mais benéfica para o cérebro, esta posição ajuda o seu cérebro a limpar os resíduos intersticiais mais rapidamente do que outras posições". 

Leia Também: Doença de Alzheimer atinge precocemente diferentes regiões cerebrais

"Tal gera vários benefícios, incluindo potencialmente reduzir o risco de desenvolver doenças neurológicas, como Alzheimer ou Parkinson". 

Dormir de lado é geralmente considerada a posição mais saudável - isto porque dá um bom suporte à coluna vertebral, enquanto minimiza o refluxo ácido.

O especialista da eachnight.com também revelou que a pior postura para a saúde geral - consiste em dormir de bruços ou de barriga para baixo.

Essa posição pode deixar os músculos e articulações tensos, causar rigidez, dor de costas e dor no pescoço.

Investigadores da Universidade de Stony Brook descobriram igualmente que repousar de lado contribui para uma maior remoção de resíduos cerebrais.

A professora Helene Benveniste disse: "é interessante, porque dormir na posição lateral já é a mais popular entre os seres humanos e na maioria dos animais - mesmo na natureza - e parece que adaptamos a posição lateral do sono para limpar o nosso cérebro de forma mais eficiente dos resíduos metabólicos que se acumularam enquanto estamos acordados". 

"O estudo, portanto, acrescenta mais evidências ao conceito de que o sono subserve uma função biológica distinta do sono e que é 'limpar' a confusão que se acumula quando estamos despertos", acrescentou. 

"Muitos tipos de demência estão ligados a distúrbios do sono, incluindo dificuldades em adormecer". 

"Atualmente, está a aumentar o reconhecimento de que esses distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer". 

"A nossa descoberta traz uma nova visão sobre este tópico, mostrando também é importante a posição em que dorme", concluiu Benveniste.

Leia Também: Vacina nasal contra Alzheimer começa a ser testada em seres humanos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório