Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Vacina nasal contra Alzheimer começa a ser testada em seres humanos

Médicos do Brigham e Women’s Hospital testarão a segurança e eficácia de uma vacina nasal destinada a prevenir e retardar a doença de Alzheimer, informou o hospital localizado em Boston, nos Estados Unidos.

Vacina nasal contra Alzheimer começa a ser testada em seres humanos
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência e Alzheimer

O começo do pequeno ensaio clínico de Fase I ocorre após quase 20 anos do arranque da investigação liderada por Howard L. Weiner, MD, codirector do Ann Romney Center for Neurologic Diseases naquele hospital, reporta a CBS News. 

O estudo incluirá 16 participantes entre os 60 e 85 anos, todos com início sintomático de Alzheimer, mas de outra forma saudáveis. Os voluntários receberão duas doses da vacina com uma semana de intervalo, disse o hospital num comunicado à imprensa. Os participantes irão se inscrever no Ann Romney Center.

O ensaio clínico de Fase I foi concebido para estabelecer a segurança e a dosagem do potencial novo medicamento. Se correr bem, será necessário um ensaio de maior dimensão de modo a testar  a sua eficácia.

Leia Também: Sinais precoces de demência podem surgir até 18 anos antes do diagnóstico

A vacina utiliza uma substância denominada protolina, que estimula o sistema imunológico.

"A protolina foi projetada com o objetivo de ativar os glóbulos brancos encontrados nos linfonodos nas laterais e na parte de trás do pescoço para migrar para o cérebro e desencadear a remoção das placas beta amiloides - uma das marcas distintivas da DA [doença de Alzheimer]", explica o hospital. De notar que a protolina foi considerada segura na formulação de outras vacinas.

"O lançamento do primeiro ensaio humano de uma vacina nasal para Alzheimer é um marco notável" Weiner no comunicado de imprensa do hospital.

"Nas últimas duas décadas, reunimos evidências pré-clínicas que sugerem o potencial desta vacina nasal para DA. Se os ensaios clínicos em seres humanos mostrarem que a vacina é segura e eficaz, tal pode representar um tratamento não tóxico para pessoas com Alzheimer, e também poderia ser administrado mais cedo para ajudar a prevenir a doença de Alzheimer em pessoas em risco", acrescentou. 

Os investigadores afirmam que o objetivo é "determinar a segurança e tolerabilidade da vacina nasal" no ensaio e observar como a protolina afeta a resposta imunológica dos participantes, incluindo como esta afeta os seus glóbulos brancos.

"O sistema imunológico desempenha um papel muito importante em todas as doenças neurológicas", sublinhou Weiner.

"E é emocionante que depois de 20 anos de trabalho pré-clínico, possamos finalmente dar um passo fundamental em direção à prática clínica e realizar o primeiro ensaio humano deste marco da medicina", concluiu. 

Leia Também: Estudo da UMinho descobre solução para atenuar progressão do Alzheimer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório