Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Há forma de saber se contraiu o vírus e está assintomático?

Em todo o mundo pessoas sem sintomas testam positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Esses indivíduos são denominados de portadores assintomáticos, visto que não desenvolvem quaisquer sinais, mas estão igualmente infeciosos como no caso de pessoas sintomáticas.

Covid-19: Há forma de saber se contraiu o vírus e está assintomático?
Notícias ao Minuto

08:57 - 04/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Contágio

O vírus SARS-CoV-2 provou ser extremamente imprevisível e misterioso em muitos aspetos. O mesmo vírus que já ceifou tantas vidas, por vezes, não desencadeia qualquer resposta em pessoas que permanecem assintomáticas - explica um artigo publicado no jornal Times of India. 

Embora não haja uma razão exata por que algumas pessoas desenvolvem sintomas e outras não, de acordo com muitas teorias e especialistas, tal ocorre devido à resposta imune inata mais forte do corpo ao vírus ou porque certos indivíduos estão expostos a uma carga viral menor.

A imunidade inata é algo com que nascemos, um sistema de defesa que protege contra todos os antígenos. Acredita-se que algumas pessoas tenham uma forte resposta imune inata, que é a primeira linha de defesa. Nestes casos, o vírus não consegue de todo alcançar o sistema imunitário adaptável que é composto por anticorpos específicos.

Leia Também: Coronavírus: Cinco sinais de que já teve Ómicron sem se aperceber

Dito isto, ter um sistema imunológico inato forte é extremamente crucial. Isso explica por que motivo as pessoas com imunidade comprometida, diabetes, obesidade e outras doenças crónicas se enquadram na categoria de alto risco.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os portadores assintomáticos são casos confirmados laboratorialmente em que uma pessoa infetada com coronavírus não apresenta sintomas. Sendo que a agência global de saúde confirma que as pessoas infetadas podem transmitir o vírus independentemente de terem ou não sintomas.

Achados preliminares de dois estudos sul-africanos descobriram que a variante Ómicron tem uma taxa muito maior de pacientes assintomáticos relativamente a variantes anteriores, o que pode explicar porque esta se tem disseminado tão rapidamente pelo mundo inteiro. 

Os dois estudos descobriram que a taxa de infeção é notoriamente mais elevada do que em comparação com surtos anteriores. Além disso, o número de portadores assintomáticos também é maior em termos de proporção.

A estirpe mutante é conhecida pelos seus sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, e de acordo com os dados recentes, também pode levar ao desenvolvimento de infeções assintomáticas.

Qual é a melhor maneira de saber se é um paciente assintomático?

Realizar o teste à Covid-19 regularmente é fundamental, aponta o jornal Times of India. Dado que pessoas assintomáticas e sintomáticas podem espalhar o vírus na mesma proporção, os especialistas recomendam fazer um teste rápido de antígeno ou um teste RT PCR para identificar a presença do SARS-CoV-2 no organismo.

Atualmente, um PCR, também conhecido como um teste molecular, é a melhor forma de detetar uma infeção pelo novo coronavírus.

Após o teste, é importante isolar-se e distanciar-se dos outros até saber o resultado. Aqueles que testam positivo - mesmo não tendo sintomas - devem continuar em isolamento, limitando assim a propagação do patógeno.

Quando é que alguém sem sintomas deve fazer o teste?

Qualquer pessoa que entre em contato próximo com um paciente com Covid-19 deve ser testada - independentemente do doente ter ou não sintomas. Essa ação não só quebra a cadeia de transmissão, como mantém os mais vulneráveis seguros e protegidos contra uma possível infeção grave.

Leia Também: Estudo associa resistência à vacina da Covid-19 a traumas de infância

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório