Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Suplementos alimentares reduzem risco de doença autoimune?

Saiba o que dizem os especialistas.

Suplementos alimentares reduzem risco de doença autoimune?
Notícias ao Minuto

20:00 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças cardíacas

Cientistas do hospital Brigham and Women's em Boston, nos Estados Unidos, sugerem que a toma diária de suplementos de vitamina D e de ácidos gordos essenciais ómega-3 pode reduzir o risco de desenvolver artrite e outras doenças autoimunes, como a psoríase. 

Os investigadores descobriram que os adultos de meia-idade que tomam doses diárias de vitamina D e ómega 3 têm menos 22% e 15% de hipóteses de desenvolverem uma doença autoimune, respetivamente. Os autores do estudo, divulgado no British Medical Journal,  entendem, ainda assim, que o tema deve ser aprofundado em investigações futuras.

Este estudo envolveu a participação de quase 26 mil pessoas acima dos 50 anos, durante um período de cinco anos. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, permitindo aos cientistas testar os efeitos de um suplemento diário de vitamina D e ácidos gordos ómega-3. Dois grupos receberam os suplementos e aos restantes foi administrado placebo. 

Dos doentes que receberam vitamina D, apenas 123 desenvolveram uma doença autoimune, em comparação com 155 no grupo do placebo.  No grupo de ómega 3, foram registados 130 casos de doença autoimune. O grupo do placebo registou 148 casos. 

Leia Também: Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório