Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco perguntas e respostas sobre aparelhos de contenção

Esclareça aqui as dúvidas mais comuns no pós-tratamento.

Cinco perguntas e respostas sobre aparelhos de contenção
Notícias ao Minuto

23:00 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Alinhar os dentes pode ser um processo de quase um ano. E o que vem depois? Se pensa que a conclusão do tratamento ortodôntico significa o fim dos cuidados, desengane-se.

"Os aparelhos de contenção são a prova viva de que há um caminho a seguir para manter o sorriso alinhado e saudável", aponta a Impress em comunicado. Conhecidos como os 'aparelhos da noite', são a companhia de todos os que terminaram o tratamento com os alinhadores invisíveis ou com os ditos aparelhos convencionais, mas há ainda muitas dúvidas por esclarecer quanto à utilização e manutenção dos mesmos.

Com isto em mente, Khaled Kasem, chefe ortodontista da cadeia de clínicas Impress, revela a resposta às principais dúvidas sobre a utilização e manutenção dos aparelhos de contenção

O que são aparelhos de contenção?

O tratamento ortodôntico é composto pela fase ativa, que garante o alinhamento dos dentes, e pela fase de contenção, que assegura a durabilidade dos resultados do tratamento. Na fase de contenção, os alinhadores são substituídos por aparelhos de contenção, que impedem o movimento dos dentes e que os mantêm na posição ideal, conseguida durante o tratamento.

Existem quantos tipos de aparelhos de contenção?

Existem os fixos e os removíveis. Os aparelhos fixos consistem em estruturas simples e discretas, compostas por um fio metálico, que são aplicados na arcada superior ou inferior. Por sua vez, os aparelhos removíveis são compostos por partes plásticas e metálicas, encaixados no céu da boca, que, como o nome indica, são removíveis. A grande diferença entre ambos prende-se com a necessidade de cada paciente. Para pacientes que exigem um maior tempo de contenção são aplicados os fixos, enquanto que os removíveis são para casos mais ligeiros.

Até quando é preciso utilizar aparelhos de contenção?

O tempo de utilização dos aparelhos de contenção varia, mas, normalmente, os adolescentes devem utilizá-los durante, pelo menos, dois anos. Já para os adultos é recomendável que utilizem o aparelho a vida toda, principalmente durante a noite.

O que acontece se não utilizar os aparelhos de contenção?

Os aparelhos de contenção devem ser utilizados por todos os pacientes, sem exceção, e caso não sejam utilizados, a probabilidade de os dentes voltarem à posição inicial é quase certa. Os dentes têm 'memória', pelo que se os aparelhos de contenção não forem utilizados, o resultado conseguido durante o tratamento pode ser perdido.

Quais os cuidados a ter com os aparelhos de contenção?

Sempre que os aparelhos removíveis não estiverem a ser utilizados, devem ser colocados na sua caixa própria para não caírem. Quanto à higienização, no caso dos aparelhos fixos basta fazer a escovagem habitual com a escova e pasta de dentes. Os aparelhos removíveis devem ser escovados e lavados com água em abundância.

Leia Também: Eis as consequências (inesperadas) da Covid-19 na saúde oral

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório