Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Eis as consequências (inesperadas) da Covid-19 na saúde oral

Estes sintomas prolongam-se durante vários meses e são mais frequentes entre os europeus.

Eis as consequências (inesperadas) da Covid-19 na saúde oral
Notícias ao Minuto

08:55 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Boca seca, alteração, perda total ou parcial do paladar, lesões na língua e na gengiva. O cenário é comum a cerca de quatro em cada 10 doentes de Covid-19, cujos sintomas se prolongam durante vários meses, concluiu uma equipa de investigadores brasileiros que cruzaram mais de 180 estudos publicados.  

O relatório, divulgado recentemente no Journal of Dental Research, analisou os efeitos da Covid-19 na saúde oral de quase 65 mil cidadãos infetados pela doença pandémica, a nível global. "A mensagem importante a reter é que os doentes infetados por Covid-19 devem manter hábitos saudáveis de higiene oral durante a doença", refere Edmond Hewlett, porta-voz da Associação Dentária Americana, citado pelo portal Medical Xpress.

"A secura na boca aumenta exponencialmente o risco de cáries dentárias, pelo que escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta com flúor, passar fio dentário uma vez por dia e evitar comidas e bebidas açucaradas são as formas mais indicadas para manter a saúde oral", recomenda o especialista da Universidade de Brasília.

De acordo com a investigação, as pessoas com Covid-19 podem desenvolver anosmia (perda total ou parcial do olfato), ageusia (enfraquecimento do paladar) ou disguesia (ou perturbação ou diminuição do paladar de início súbito). Os investigadores temem que estas possam ser sequelas a longo prazo da Covid-19, sendo mais frequentes entre os europeus. Face ao resto do mundo, estes sintomas afetam aproximadamente metade dos cidadãos a resistir na Europa.

Leia Também: Vacinas mais eficazes contra variante Delta em maiores de 50 anos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório