Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pessoas com esta doença têm maior intolerância ao frio

A Associação de Doenças da Tiroide (ADTI) destaca os cuidados que pessoas que sofrem de hipotiroidismo devem ter no inverno.

Pessoas com esta doença têm maior intolerância ao frio
Notícias ao Minuto

12:55 - 25/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças crónicas

"Quando o hipotiroidismo é muito grave ou está mal controlado, a temperatura corporal pode baixar três ou quatro graus", conta num comunicado Maria João, médica endocrinologista.

De acordo com a especialista, ainda que quando as condições atmosféricas se agravem: "o organismo destes doentes funciona mais devagar na tentativa de conservar todo o calor possível". 

As hormonas produzidas pela tiroide regulam o metabolismo e provocam uma libertação de calor no corpo, elevando consequentemente a temperatura corporal.

Leia Também: CUF tem técnica inovadora no tratamento de nódulos benignos da tiroide

Quando as temperaturas baixam, o organismo necessita da produção de hormonas da tiroide para ajudar a compensar a exposição ao frio. Contudo, os indivíduos que padecem de hipotiroidismo apresentam uma capacidade diminuta de produzi-las, logo os efeitos do tempo frio são mais preponderantes na vida destes doentes.

Como tal, explica o comunicado emitido pela ADTI, pessoas com hipotiroidismo devem evitar ambientes com baixa temperatura extrema e proteger-se do frio, agasalhando-se convenientemente com várias camadas de roupa, luvas, cachecol e gorro.

Adicionalmente, a prática do exercício físico promove igualmente a libertação de calor, pelo que é fundamental para minimizar o impacto do tempo mais frio.

"Pode ainda ser necessário consultar o médico, caso a intolerância ao frio seja superior à habitual, para analisar os níveis das hormonas tiroideias e adaptar a medicação se for preciso", salienta Maria João. 

A ADTI alerta assim para que os doentes de hipotiroidismo tenham especial cuidado nos dias que se avizinham, perante os valores de temperatura mínima extremamente baixos e quinze distritos do país estão em aviso amarelo devido ao frio até à próxima segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar (IPMA).

Leia Também: Os sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório