Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Infetados podem transmitir vírus mesmo após cinco dias de isolamento

É o que defende a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido.

Infetados podem transmitir vírus mesmo após cinco dias de isolamento
Notícias ao Minuto

13:35 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma em cada sete pessoas infetadas com Covid-19 pode transmitir o vírus mesmo após cinco dias de isolamento e um resultado negativo em testes rápidos. Quem o diz é a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), citada pelo The Guardian. 

De acordo com a UKHSA, "a percentagem de pessoas contagiosas quando libertadas do autoisolamento aumentou de 5% [após 10 dias] para 15%". "Ao reduzir o período de isolamento para cinco dias corremos o risco de pessoas altamente infeciosas regressarem ao trabalho ou à escola”, alerta Lawrence Young, virologista da Universidade de Warwick, citado pelo The Guardian.

Estes dados surgem depois de o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ter afirmado, na segunda-feira, que o executivo britânico está a ponderar reduzir o período de isolamento de sete para cinco dias para pessoas com esquema vacinal completo que tenham testado positivo à Covid-19. 

Em Portugal, a redução de 10 para sete dias do isolamento dos infetados com Covid-19 assintomáticos ou com sintomas ligeiros e para os contactos de alto risco já está em vigor. Os contactos de alto risco fazem isolamento de sete dias e testes ao terceiro e sétimo dias. Caso o último seja negativo, podem sair do isolamento profilático.

Leia Também: Identificada variante genética associada a Covid-19 grave

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório