Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O que se sabe sobre a Deltacron, a (possível) nova variante do SARS-CoV-2

Depois da AY.4.2, as autoridades de saúde do Chipre afirmam ter descoberto uma nova variante que junta a Delta e a Ómicron.

O que se sabe sobre a Deltacron, a (possível) nova variante do SARS-CoV-2
Notícias ao Minuto

14:00 - 10/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

As autoridades de saúde do Chipre alegam ter detetado mais de 20 casos de 'Deltacron', uma possível nova variante do SARS-CoV-2. Esta estirpe resulta da junção da Delta e a Ómicron.

"Há atualmente co-infeções de Ómicron e Delta e detetámos esta variante que combina as duas", disse Leondios Kostrikis, professor de biologia na Universidade de Chipre e responsável pelo Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, à estação cipriota Sigma TV, citada pela Bloomberg. Contudo, para já, não existem certezas sobre a veracidade desta variante, cujas amostras estão a ser analisadas pela GISAID, umas das redes de análise do vírus da Covid-19 com que trabalha a Organização Mundial da Saúde.

Deve preocupar-se? Segundo Kostrikis, a infeção por Deltacron é maior entre doentes hospitalizados por Covid-19. Já o ministro da Saúde cipriota, Michael Hadjipantela, disse no domingo que a nova variante não é motivo de preocupação e que serão revelados mais detalhes numa conferência de imprensa agendada para esta semana, avança o Philenews . 

Entretanto, já vários especialistas vieram dizer que pode tratar-se de um erro de laboratório, nomeadamente Tom Peacock. O virologista do Imperial College de Londres, considera que se trata de um caso de contaminação.

Já Sunit K Singh, virologista e professor do Banaras Hindu University, na Índia, sublinhou que "nem todas as mutações são motivo de alarme. Também Eric Topol, biólogo molecular do Scripps Research Translational Institute, atribuiu pouca importância a esta informação. “É um novo subtipo de ‘scariant’ [jogo de palavras entre 'scare' e 'variante', que significam 'medo' e 'variante', em português). 

[Notícia atualizada às 14h07]

Leia Também: Como saber se tenho Covid-19 ou gripe?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório