Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sofre de hipertensão? Cinco alimentos poderosos que reduzem a tensão alta

Cuide da sua saúde.

Sofre de hipertensão? Cinco alimentos poderosos que reduzem a tensão alta
Notícias ao Minuto

09:00 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hipertensão

Conforme explica um artigo publicado no portal Conquiste Sua Vida, a hipertensão é uma doença coronária que se caracteriza por níveis descontrolados de pressão sanguínea nas artérias. 

A condição pode provocar inúmeras complicações, nomeadamente enfartes e incidentes vasculares cerebrais (AVC's).

Contudo, além da toma de medicação adequada, existem vários alimentos que atenuam a patologia ao relaxarem os vasos sanguíneos - a saber:

1. Sumo de beterraba

Conhecido pela sua ação detox, o sumo de beterraba é igualmente um remédio natural para reduzir a pressão arterial. Segundo uma pesquisa, realizada por investigadores no Instituto de Diabetes e Coração Baker, na Austrália, a presença do nitrato na composição da beterraba relaxa e dilata os vasos sanguíneos.

Leia Também: Sofre de pressão alta? Baixe os níveis com este sumo de limão e gengibre

2. Aveia

Altamente rica em fibra, a aveia aumenta a sensação de saciedade no organismo, ajudando assim a controlar o apetite - impedindo que coma em excesso.

Como tal, este cereal é 'amigo' dos hipertensos por, consequentemente, também contribuir para o controlo da glicose sanguínea.

E como se não bastasse, também contribui para a redução da retenção de líquidos e otimiza a dilatação e circulação dos vasos sanguíneos por ter magnésio na sua composição.

3. Alho

Rico em magnésio: desincha o corpo e contribui para uma melhor circulação do sangue. Adicionalmente, o alho é uma excelente fonte de vitamina C, substância antioxidante que previne o desenvolvimento de doenças cardíacas ao inibir a ação dos radicais livres.

4. Lacticínios

O consumo de leite, queijo e iogurtes é recomendado para o tratamento da hipertensão devido à alta concentração de cálcio. Esse nutriente tem a capacidade de diminuir a pressão sanguínea e eliminar o sódio do organismo por funcionar como um hipotensor, que reduz a tensão arterial.

5. Chocolate

Sim, o chocolate também é aliado dos hipertensos - porém, as variedades com maior concentração de cacau. Isso porque é esse componente que inclui flavonoides na sua composição, substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos. 

Leia Também: 'Assassino silencioso'. Pressão alta duplica risco de sofrer desta doença

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório