Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Adeus, vírus e bactérias! Dicas de ouro para reforçar as suas defesas

Ensinamos-lhe a identificar os sintomas e a adaptar a sua alimentação e estilo de vida.

Adeus, vírus e bactérias! Dicas de ouro para reforçar as suas defesas

As defesas do sistema imunológico ficam especialmente fragilizadas nos meses mais frios do ano e o organismo é ameaçado por elementos externos, como vírus e bactérias, pelo que “devemos estar muito atentos a dores de cabeça e tonturas frequentes, feridas na boca, náuseas e vómitos, sensação excessiva e contínua de cansaço e olhos secos", avisa Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa, em comunicado.

O nosso organismo também se manifesta no exterior. "Também devemos ter em consideração sintomas como a queda de cabelo e manchas escuras, brancas ou vermelhas na pele."

Ainda assim, não existe nenhum teste concreto que confirme que o nosso sistema imunológico está enfraquecido, pelo que é importante prestar atenção aos sintomas e alterações do nosso estado de saúde. Com isso em mente, a plataforma de saúde online Atida | Mifarma explica como reforçar o organismo.

Alimentos que melhoram a imunidade

Uma das formas mais simples de reforçar o sistema imunitário e restabelecer as defesas passa por fazer algumas adaptações na alimentação, reforçando a quantidade de alimentos ricos em vitamina C, probióticos e antioxidantes.

Citrinos

Devido ao seu alto teor de vitamina C, frutas como laranjas, tangerinas ou limões ajudam a reforçar as defesas do organismo.

Alho e cebola

Por terem um alto poder antibacteriano e antiviral, estes dois alimentos ajudam a prevenir e curar algumas doenças e gripes.

Antioxidantes

Alimentos como a beterraba, os brócolos e a romã auxiliam a eliminação de toxinas e fortalecem o sistema imunológico.

Ovos

Para além de serem uma fonte importante de vitaminas, proteínas e ácidos gordos, contêm zinco e selénio, dois minerais essenciais para as defesas do corpo.

Como reforçar a imunidade do organismo

A insuficiência imunológica não pode ser prevenida ou revertida com medicamentos. Por essa razão, é vital alterar certos hábitos para podermos repor a capacidade defensiva do corpo. A alimentação saudável pode ser complementada com cápsulas de defesa especificamente recomendadas para enfrentar as mudanças sazonais, que ajudam a reforçar a resistência do corpo a agressões externas, ou suplementos naturais compostos por ingredientes que estimulam o sistema imunitário, como própolis, mel, equinácea e limão.

O estado do nosso organismo em geral – e das nossas defesas em particular - também depende de fatores psicológicos e emocionais. Por isso, o descanso é essencial para manter o sistema imunológico equilibrado e evitar situações de stress, que podem causar a diminuição das defesas do corpo.

“Nos meses mais frios do ano temos de ter especial atenção às ameaças externas, nomeadamente o clima mais agreste, mas também situações de stress elevado, como o trabalho excessivo", aconselha Reme Navarro. Mais: "Devemos seguir uma dieta equilibrada e esforçar-nos por manter hábitos saudáveis, que permitam defender a manter a saúde, tanto mental como física, e ainda o bem-estar e a qualidade de vida".

Leia Também: Estes 15 alimentos trazem sérios benefícios ao seu organismo. É fã?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório