Covid-19 grave aumenta risco de morte nos anos seguintes, diz estudo

Esta é a principal conclusão de uma investigação conduzida pela Universidade da Florida, nos Estados Unidos, divulgado na Frontiers in Medicine.

Teste Covid-19

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto
02/12/2021 11:28 ‧ 02/12/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Quase dois anos depois de o mundo ter sido confrontado com um novo coronavírus, os peritos em vírus têm agora uma outra visão sobre as consequências da Covid-19. Segundo um estudo da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, divulgado na Frontiers in Medicine, os indivíduos que sobrevivem a Covid-19 grave têm mais do dobro de hipóteses de morrer no ano seguinte do que aqueles que não foram infetados ou que apresentam sintomas virais ligeiros.

A investigação, citada pelo The Guardian, sugere que a Covid-19 prejudica  a saúde a longo prazo. De acordo com o estudo, apenas 20% dos óbitos ocorreram na sequência de complicações típicas da Covid-19, como insuficiência respiratória. Quer isto dizer que os indivíduos infetados apresentam um declínio geral na saúde, pelo que ficam mais vulneráveis.

Os investigadores recorreram a registos eletrónicos de 13 638 indivíduos submetidos a teste PCR. No total, 178 apresentavam sintomas graves, 246 ligeiros ou moderados e os restantes eram negativos. O risco de morte é maior para pessoas com menos de 65 anos.

Leia Também: Estudo alerta para danos cerebrais causados pela Covid-19

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas