Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo alerta para danos cerebrais causados pela Covid-19

A investigação envolveu 40 mil doentes internados nos hospitais dos Estados Unidos e da Europa.

Estudo alerta para danos cerebrais causados pela Covid-19
Notícias ao Minuto

07:25 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Os doentes hospitalizados com Covid-19 podem vir a desenvolver complicações no cérebro, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) a mais frequente, conclui um estudo apresentado recentemente na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA, na sigla original).

"O estudo mostra que as complicações no sistema nervoso central representam uma causa significativa de morbidade e mortalidade", aponta Scott H. Faro, principal autor do estudo, que envolveu 40 mil doentes internados em sete hospitais dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.

A equipa de investigadores observou doentes hospitalizados devido ao coronavírus entre setembro de 2019 e junho de 2020. A maioria eram homens, com cerca de 66 anos, e apresentavam alguma confusão mental e febre  no momento do internamento. Muitos deles eram hipertensos e tinham historial de doenças cardíacas e diabetes. Os cientistas detetaram danos cerebrais em cerca de 10% dos casos.

No total, os dados do estudo apontam para 442 anomalias agudas associadas a infeções pelo vírus. A incidência de complicações no sistema nervoso central dos pacientes infetados foi de 1,2%.

A complicação mais comum aparenta ser o acidente vascular cerebral isquémico (6,2%), seguido por hemorragia intracerebral (3,72%) e encefalite (0,47%), um tipo de inflamação do cérebro.

Também foram detetados casos de encefalomielite disseminada aguda, uma condição rara que pode causar paralisia, e ainda alguns casos de inflamação cerebral e da medula espinhal, além da síndrome da encefalopatia posterior reversível, caraterizada por cefaleia, alterações sensoriais, convulsões e perda visual.

Leia Também: OMS teme redução da eficácia das vacinas face à Ómicron mas só parcial

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório