Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Muito cuidado. Ressonar pode ser sinónimo de problemas graves de saúde

Eis os perigos de que poucos falam.

Muito cuidado. Ressonar pode ser sinónimo de problemas graves de saúde
Notícias ao Minuto

07:54 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Ressonar e apneia do sono

A roncopatia ou ressonar, como é vulgarmente conhecido, é dos problemas respiratórios mais comuns durante o sono. No entanto, não é normal e para alguns pode ser o primeiro sinal de uma doença com consequências graves. 

Quando o ressonar está associado à apneia, isto é, quando há uma interrupção do fornecimento de oxigénio no organismo, podem surgir problemas cardiovasculares como hipertensão, enfarte cardíaco, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e até morte prematura, aponta a Academia Americana de Medicina do Sono. Muitos portugueses não fazem ideia de que sofrem da doença, mas a realidade é que retira qualidade de vida a quem ressona e de quem está por perto, pelo que procurar ajuda médica é, por isso, o primeiro passo a dar logo que o doente se aperceba de sintomas incomuns.

Habitualmente, a apneia do sono manifesta-se pela roncopatia. Mas a este sintoma juntam-se outros. "A partir do momento em que o paciente se queixa de cansaço durante o dia, dor de cabeça matinal e sono pouco reparador, pode estar também com um distúrbio respiratório”, explica o médico Sérgio Pontes Prado especialista em sono, ao portal Metrópoles.

A apneia do sono, segundo o portal Lusíadas, é mais frequente nos homens, sobretudo a partir dos 40 anos. O excesso de peso é também uma característica comum a muitas pessoas que sofrem desta doença.

Leia Também: Cinco alimentos que vão ajudá-lo (e muito) a ter uma noite descansada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório