Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Este (surpreendente) alimento é uma bomba contra o mau colesterol

Será o seu melhor amigo à mesa.

Este (surpreendente) alimento é uma bomba contra o mau colesterol
Notícias ao Minuto

11:55 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol

Em Portugal, cerca de 70% dos portugueses apresenta valores elevados de colesterol. A boa notícia é que existem alimentos que reduzem o colesterol em excesso no organismo. Se, por um lado, as manteigas, salsichas, hambúrgueres, chocolate, gema de ovo, carne suína ou banha de porco contribuem para que os níveis aumentem, o consumo de feijão preto ajuda a manter o colesterol sob controlo. 

De acordo com especialistas ouvidos pelo pelo portal Eat This, Not That, as fibras solúveis contribuem para a redução do colesterol LDL (o 'mau colesterol'). Além do feijão preto, encontram-se, por exemplo, na  farinha e no farelo de aveia, na cevada, couve-de-bruxelas, sementes de linho, lentilhas, ervilhas e frutas como a maçã, a uva, a laranja, morango, banana e citrinos. 

A CUF recomenda a ingestão diária de cinco a 10 gramas de fibras solúveis. "Comer uma papa de aveia e adicionar-lhe uma banana é um exemplo de um pequeno-almoço cheio de fibra."

Mas, afinal, qual o seu papel? Tal como o nome indica, as fibras solúveis dissolvem-se na água e, à medida que se movem pelo trato gastrointestinal, formam uma substância gelatinosa. Estas fibras ligam-se à gordura e ao açúcar, sendo depois eliminadas pelas fezes. São ainda responsáveis pela sensação de saciedade. 

Leia Também: Colesterol no limite? Beba este sumo natural com apenas 1 ingrediente

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório