Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Beber café ajuda a manter o fígado saudável, diz estudo

Curtos, cheios ou pingados, não interessa. Três (ou mais) cafés por dia não sabe o bem que lhe fazia.

Beber café ajuda a manter o fígado saudável, diz estudo
Notícias ao Minuto

10:35 - 27/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças

Afinal, beber café tem mesmo mais benefícios na nossa saúde do que imaginávamos. Um novo estudo, que juntou os dados de aproximadamente 4500 pessoas, aconselha a ingestão diária de três ou mais cafés para manter o fígado saudável, revela o portal Nourish by WebMD. 

Esta nova investigação, levada a cabo nos Estados Unidos, baseou-se na análise de dados de um inquérito de 2017/2018 sobre os hábitos alimentares dos cidadãos, com uma média de idades de 48 anos. "Este estudo é o mais próximo que alguma vez chegaremos de uma ligação entre o que as pessoas comem e bebem e a saúde do seu fígado", sublinha Elliot Tapper, professor assistente de gastroenterologia na Universidade de Michigan e principal autor do estudo.

Acontece que, de acordo com os investigadores, quem bebe mais de três chávenas de café por dia apresenta menos rigidez no fígado. Acrescentam ainda que a rigidez hepática superior a 9,5 quilopascals é sinal de fibrose hepática, o que, por sua vez, pode resultar num quadro de cirrose. 

Um outro estudo, baseado em dados do Reino Unido, concluiu que o café pode mesmo proteger contra doenças crónicas do fígado, aponta o Nourish by WebMD

"Aos pacientes que demonstram vontade em experimentar um suplemento natural, digo-lhes para evitarem hidratos de carbono, para aumentarem a prática de exercício físico e que não há problema em incluir café nas suas rotinas", diz Tapper. 

Leia Também: Bebe álcool em excesso? Sintomas precoces de doenças incuráveis do fígado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório