Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'A Guerra dos Tronos'. De Monsanto a Penha Garcia, o que não pode perder

As filmagens da prequela da série estão a decorrer nas duas aldeias do concelho de Idanha-a-Nova e arredores.

'A Guerra dos Tronos'. De Monsanto a Penha Garcia, o que não pode perder
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Roteiros

Sim, é mesmo verdade. A prequela da multipremiada 'A Guerra dos Tronos' está a ser filmada no concelho da (fotogénica) Idanha-a-Nova, mais propriamente nas aldeias de Monsanto e Penha Garcia. Curioso? Nada como ir tirar a prova dos nove.

Prepare a câmara fotográfica e tome nota destes 10 locais de paragem obrigatória - e dignos de postais - quer esteja apenas de passagem ou seja turista na própria aldeia. Descubra-os, um por um. 

Em Monsanto...

Observe a paisagem no Miradouro da Praça dos Canhões 

Fica logo à entrada da aldeia, do lado direito da estrada. Ali mesmo, lado a lado com os canhões em tempos usados como proteção contra inimigos, poderá desfrutar de uma vista panorâmica.

Leia Também: Prepare os patins! Vai haver uma pista de gelo na Serra da Estrela

Suba até à Torre do Lucano

Também conhecida como Torre do Relógio, é um dos monumentos mais emblemáticos da aldeia. Trata-se de uma imponente torre sineira, mandada construir construída em 1942 por José Maurício Calado, uma homem de enormes posses. A torre foi construída com um relógio (daí o nome), para que os seus empregados soubessem sempre as horas para evitarem atrasos. Mais tarde, no século XVII, foi ampliada. No topo da construção encontra-se a réplica do Galo de Prata para comemorar a classificação de Monsanto como a "Aldeia mais portuguesa de Portugal". O original está na posse da autarquia.

Aventure-se pela Gruta de Monsanto

Formada por dois enormes penedos, este abrigo (anteriormente uma furda) fica a caminho do castelo e é hoje um ponto turístico. Lá dentro, é possível observar alguns vestígios de ocupação humana, uma vez que já foi abrigo de pastores e  também local onde os porcos ficavam protegidos das intempéries. 

Passe pelas Furdas

A caminho do castelo, no topo da aldeia, conservam-se as furdas (pocilgas) que eram usadas antigamente em Monsanto. Outrora, recorde-se que o porco era uma fonte alimentar privilegiada pela sua transformação em enchidos e o momento do seu abate era uma importante tarefa que dava lugar a um ritual anual festivo familiar.

Leia Também: Hotel Infante Sagres serve de palco ao fado com dois jantares-concerto

Visite o castelo (do lado de fora)

Sempre a subir, irá dar ao castelo. As visitas ao castelo estão, contudo, interdita até dia 1 de novembro. No interior da muralha estão ruínas da Torre de Menagem e a Capela de Santa Maria do Castelo. Irá também descobrir a conhecida Porta Falsa ou da Traição e Torre Perimetral, que era uma porta oculta, para que pudessem entrar e sair sem que o inimigo notasse.  

Não falhe a vista a partir do Penedo do Pé Calvo 

Este um dos muitos miradouros de onde pode apreciar a vista de Monsanto e, se estiver bom tempo, fazer voos de parapente.

Espreite as casa de Fernando Namora e Zeca Afonso

O escritor Fernando Namora viveu na "nave de pedra", como lhe chamou, e exerceu medicina em Monsanto durante dois anos. Os seus últimos dois livros foram escritos na aldeia. Mas não foi o único. Zeca Afonso (1929-1987), cantor com um vasto  reportório de canções de intervenção, também adquiriu ali uma casa, onde ia para procurar descanso e inspiração. O imóvel é agora um projeto da Associação José Afonso e do Município de Idanha-a-Nova e já há planos para, no futuro, ser uma casa-museu a ele dedicada.  

Em Penha Garcia...

Percorra a Rota dos Fósseis

Fã de caminhadas? Esta rota estende-se ao longo de três quilómetros e estima-se que sejam precisos são seis mil passos para realizar todo o percurso. 

Desfrute do parque iIcnológico de Penha Garcia

A história do Parque Icnológico de Penha Garcia remonta há 480 milhões de anos, quando a região era banhada por um oceano. Esses fundos oceanos fundos oceânicos deram lugar a camadas quartzíticas verticais repletas de vestígios da atividade das trilobites, Cruziana e outros seres marinhos.

Leia Também: Hotel Quinta das Lágrimas lança campanha com descontos aliciantes

Vá a banhos na praia fluvial do Pego

Este é um local de grande beleza, onde  o Rio Ponsul, um afluente do Rio Tejo, cai em cascata para o Açude do Pego. À volta, aproveite para espreitar antigos moinhos de pedra onde se fabricava o pão que dá fama a esta região.

Explore o castelo dos Templários

"Está alguém aí?": esta pergunta é de evitar por entre as muralhas deste castelo raiano, cuja origem remonta à época medieval e ao tempo de Dom Sancho I.  Reza a lenda que, no seu interior, vagueia o fantasma do antigo alcaide do castelo, D. Garcia. Depois de raptar a filha do governador de Monsanto, D. Branca, D. Garcia terá sido capturado e condenado à morte. Contudo, D. Branca intercedeu por ele, pelo que a pena foi reduzida: o homem ficou sem um braço, daí que ainda hoje seja conhecido por "o decepado".

Leia Também: Corra: Esta escapadinha gastronómica é para aproveitar até ao fim do mês

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório