Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Costas direitas! Saiba como manter a saúde da sua coluna, médico explica

Artigo de opinião do Dr. Nuno Morais, neurocirurgião no Hospital CUF Porto.

Costas direitas! Saiba como manter a saúde da sua coluna, médico explica
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Coluna

As doenças degenerativas da coluna são causa significativa de incapacidade e uma das principais causas de ausência laboral. 

A dor nas costas é a segunda causa mais comum de acesso aos cuidados de saúde, apenas superada pelas infecções respiratórias, estimando-se que 8 em cada 10 pessoas tenham, pelo menos, um episódio de dores nas costas ao longo da sua vida. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 11 a 15% da incapacidade é causada por doenças da coluna que seriam possíveis de tratar cirurgicamente se diagnosticadas atempadamente. Conheça os cuidados a ter com a sua coluna!

Quando procurar ajuda médica?

Devem ser avaliados, por um especialista com experiência e diferenciação na área da coluna, todos os doentes que apresentem dor severa que não melhora com o repouso, dor após queda/acidente, adormecimento/formigueiros, dor associada a diminuição da força muscular, dificuldade em urinar, febre ou perda de peso súbita.

Qual o melhor tratamento para as dores da coluna?

O tratamento depende do tipo de dor e da doença da coluna em causa. A maioria dos doentes melhora com uma analgesia adequada, repouso, fisioterapia e uso de ortóteses (colar cervical ou cinta lombar). Contudo, cada caso deve ser devidamente avaliado por um especialista que indicará o melhor tratamento para cada situação. 

Notícias ao Minuto

Dr. Nuno Morais© DR

A hérnia é um problema comum?

A incidência de uma hérnia discal é cerca de 5 a 20 casos em cada mil adultos por ano, sendo mais comum entre os 30 e 60 anos de idade.

As hérnias discais cervicais podem causar queixas de cervicobraquialgia (dor que irradiada para o braço), cervicalgia (dor no pescoço) e/ou diminuição da força muscular nos membros superiores.

As hérnias discais lombares são as hérnias mais frequentes e tipicamente causam uma dor ciática (dor que irradia ao longo do membro inferior), podendo estar também associada a lombalgia, alterações da sensibilidade, alteração da força muscular no membro inferior e pé ou alterações esfincterianas (dificuldade em urinar, retenção ou incontinência).

A cirurgia é segura?

A evolução das técnicas cirúrgicas e a inovação tecnológica das últimas décadas tornaram a cirurgia da coluna mais segura, mais eficaz e com baixa probabilidade de complicações.

As vantagens da cirurgia minimamente invasiva da coluna tornaram-na uma opção de primeira linha no tratamento da patologia da coluna, na medida em que provoca menor dano nos tecidos, minimiza a perda de sangue na cirurgia, causa menos dor no pós-operatório, reduzindo o consumo de analgésicos, tem um internamento hospitalar curto (habitualmente 1 dia), favorece um tempo de recuperação mais rápido e apresenta melhor resultado estético com cicatriz de pequenas dimensões (aproximadamente 1,5 cm).

A cirurgia minimamente invasiva da coluna é um procedimento altamente diferenciado com recurso a tecnologia e equipamentos avançados, exigindo uma experiência e competência específica do cirurgião, permitindo que a cirurgia seja realizada com a máxima segurança e com o melhor resultado clínico possível.

O que fazer para prevenir as doenças da coluna?

A obesidade, tabagismo, sedentarismo, ocupação profissional (profissões com esforços físicos intensos ou manuseamento de máquinas vibratórias), osteoporose e stress são os principais fatores de risco das doenças da coluna.

Recomenda-se a prática de exercício físico regular (natação, pilates, yoga ou bicicleta), manter uma postura, peso, dieta e sono adequados.

A coluna é uma das partes mais importantes do nosso corpo, pois permite-nos uma postura erecta, caminhar livremente, ter flexibilidade para nos mobilizarmos e dá estrutura e suporte ao nosso corpo.

Cuide da sua coluna!

Leia Também: Investigador da UMinho descobre como retardar envelhecimento da coluna

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório