Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sabe combinar pizza com vinho? Chef italiano dá 5 dicas para não falhar

Chef italiano Igor Penna ensina qual é o vinho indicado para acompanhar cada tipo de pizza, aprenda.

Notícias ao Minuto

19:30 - 13/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Chef italiano Igor Penna

A pizza é sem dúvida alguma um dos pratos mais populares em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Contudo, surge a dúvida: quando se trata de combinar aquela iguaria com um bom vinho. Afinal, é uma bebida que cai bem com este tipo de prato? Como garantir um bom pairing? Que vinho devemos escolher conforme a pizza?

Na verdade, harmonizar pizza e vinho é uma prática muito comum em países como Itália. E por isso mesmo o chef italiano Igor Penna, do restaurante Veramente - Pizza & Vino, partilhou algumas dicas num comunicado enviado ao Lifestyle ao Minuto. Confira:

1. Pizzas clássicas

"Consideram-se clássicas as pizzas com uma base de tomate e mozzarella, na qual se podem juntar e misturar diversos ingredientes. Estas aguentam um vinho tinto forte (que pode chegar aos 14% ou 15% de volume de álcool), daqueles que precisam de respirar algum tempo para soltar as suas características e que, quando bebemos, nos enchem a boca com os seus sabores marcantes e estrutura. Devem ser vinhos aveludados e encorpados, com taninos firmes, mas com uma acidez suave, para equilibrar com a acidez do tomate", explica o chef.

Leia Também: Veramente celebra chegada do outono com figos e presunto

2. Pizzas brancas

"Estas são as pizzas que não levam tomate na sua base, para que este não se sobreponha aos restantes sabores - como no caso da pizza 4 Queijos. Nestes casos, é importante que o vinho também não se sobreponha ao prato, pelo que o pairing ideal é um vinho de corpo leve. Um branco refrescante, com acidez e aromas frutados ou cítricos, cujo teor alcoólico ronde os 12,5/13%, será uma excelente opção, garantindo um final longo e marcante na boca, mas de forma leve, deixando explorar todos os sabores". 

3. Pizzas com enchidos picantes

"Se é fã de pizzas picantes, com a Diavola, a escolha do vinho pode ser desafiante, já que devemos procurar um vinho cujos taninos ajudem a limpar o palato e a aliviar a sensação picante. O ideal será harmonizar com um vinho tinto, que casa sempre bem com enchidos, mas que não tenha uma estrutura demasiado forte. Para ter o efeito desejado, não deve ter um teor alcoólico superior a 13%. Se for mais forte, o efeito poderá ser o oposto: evidenciar ainda mais o picante e criar uma sensação desagradável na boca", conta Igor Penna.

4. Pizzas de peixe

"Quando come peixe opta por um vinho branco? Pois bem, para a pizza com peixe, por exemplo com salmão fumado, a escolha deve ser semelhante. Sendo um alimento delicado, o peixe pede um vinho igualmente delicado e elegante, que equilibre os sabores na boca. O sugerido é, por isso, um branco de corpo médio, idealmente com notas de madeira ou de frutas maduras, levemente adocicado e macio". 

5. Pizzas vegetarianas

"Habitualmente com sabores não tão marcantes, estas pizzas pedem um vinho que lhes dê vida, pelo que o pairing perfeito passa por um vinho com algum gás. Um verde suave e adocicado, com um volume de álcool a rondar os 12%, garante uma excelente harmonização. Outra opção pode ser um rosé de corpo médio, que se apresente com notas florais ou frutadas, que vão conduzir os sabores dos legumes pela boca", conclui o chef. 

Leia Também: Alerta gulosos! Pizza de chocolate com doce de leite e morango

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório