Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estado da sua língua pode indicar se sofre de défice de vitamina D

A vitamina D é um dos muitos nutrientes que o nosso corpo necessita para se manter saudável.

Estado da sua língua pode indicar se sofre de défice de vitamina D
Notícias ao Minuto

08:55 - 24/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vitamina D

Os raios do sol são a principal fonte de obtenção da quantidade adequada deste nutriente pelo organismo, uma vez que o mesmo está presente em determinados alimentos apenas em quantidade limitada.

A vitamina D desempenha múltiplos papéis vitais, promovendo a saúde dos ossos, dentes e músculos. E como tal, o défice deste nutriente pode ser danoso para o seu físico, bem como para a saúde mental.

Leia Também: Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

No entanto, um grande número de pessoas em todo o mundo têm falta de vitamina D. Normalmente, a  carência desta substância no corpo humano é diagnosticada através de um exame de sangue, no entanto agora os investigadores descobriram um método mais fácil de rastrear os números, que consiste num auto-exame da língua, reporta um artigo publicado no jornal Times of India. 

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Dermatologia, Clínica Mayo, Rochester (EUA) em 2017, pessoas que têm os sintomas de síndrome de boca ardente (SBA) devem ser rastreadas para determinar os níveis de glicemia em jejum, vitamina D (D2 e D3), vitamina B6, zinco, vitamina B1 e TSH.

Esta 'dor ardente' ou sensação quente é tipicamente sentida nos lábios ou língua, ou na boca em geral. Adicionalmente, a pessoa pode experienciar dormência, secura e um sabor desagradável na boca. A dor pode piorar ao comer algo.

Segundo os investigadores, a condição pode persistir se a raiz do problema não for tratada. Sendo que a sua gravidade pode variar de pessoa para pessoa.

Leia Também: O perigoso efeito secundário da toma de suplementos de vitamina D

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório