Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Regresso às aulas: Cinco dicas para manter a saúde oral dos mais pequenos

A médica dentista Vera Janeiro dá uma ajuda aos pais nesta altura do ano.

Regresso às aulas: Cinco dicas para manter a saúde oral dos mais pequenos
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Crianças

"Enquanto adultos, muitos dos nossos hábitos de higiene oral foram desenvolvidos quando éramos pequenos. Neste sentido, é importante que os pais incentivem os filhos a ter boas práticas e a preocuparem-se com a saúde da sua boca e dentes, mesmo em alturas em que possa ser mais difícil devido à falta de tempo. Nunca esquecendo, além da higiene diária, as idas regulares ao Médico Dentista/Odontopediatra", partilha Vera Janeiro, médica dentista na MALO CLINIC Lisboa.

Como tal, a especialista dá cinco dicas para ajudar a manter a saúde oral dos mais pequenos - a saber:

1. Fazer lanches equilibrados

"Os lanches que vão de casa para a escola podem ser um bom começo para evitar uma alimentação com excesso de açúcar, o principal responsável pelas cáries. Escolher alimentos mais duros e/ou ricos em fibra (como maçã ou amêndoas ao natural) é sempre uma boa opção, pois fornecem nutrientes indispensáveis ao organismo e ajudam a manter os dentes e gengivas limpos". 

Leia Também: Receita para um regresso à escola sem stress, psicóloga explica

2. Beber água

"Outro elemento essencial na lancheira diária deve ser a água. A água é muito importante para a saúde de todo o corpo e a saúde oral não é exceção: a água contribui para a produção de saliva, ajuda a remover restos de alimentos e a higienizar os dentes e gengivas. Se possível, procurar águas com pH básicos, pois muitas vezes ajudam a reduzir o pH ácido da saliva e contribuem para prevenir o aparecimento de cáries".

3. Reforçar os bons hábitos de higiene oral

"Mesmo com menos tempo livre, durante a semana é necessário procurar manter uma rotina com pelo menos dois momentos de escovagem: ao deitar e acordar. Ao fim de semana, quando se tem mais tempo, também é importante fazê-lo após o almoço. A escovagem ao deitar deve ser privilegiada, uma vez que os alimentos que se vão acumulando ao longo do dia e a menor produção de saliva que ocorre durante a noite, levam ao maior desenvolvimento de bactérias. Além da escova, é importante não esquecer a utilização do fio dentário para remover os resíduos mais difíceis". 

4. Dar o exemplo

"As crianças têm tendência para seguir ou imitar aquilo que os adultos fazem. Como tal, é sempre positivo que os pais tenham uma boa rotina de higiene e vão frequentemente ao dentista para motivar e reforçar esses bons hábitos nos mais pequenos". 

5. Visitar o Odontopediatra regularmente

"Depois das férias e de alguns excessos, é importante fazer um check-up para verificar como está a saúde oral dos mais pequenos. Além disso, visitas regulares ao Odontopediatra são indispensáveis para prevenir problemas dentários, bem como para começar a criar o hábito indispensável de ir às consultas". 

Leia Também: MO celebra crianças com as melhores sugestões para o regresso às aulas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório